O Benfica e o SC Braga encontram-se, esta quarta-feira, nas meias-finais da Taça da Liga, com o objetivo de garantirem um lugar na final da prova. A partida está agendada para as 19h45 e terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Os protagonistas vão repetir a 17.ª jornada da I Liga, mas, desta vez, numa competição diferente.

Se por um lado, o SC Braga quer voltar a surpreender e ser mais forte, o Benfica procura redimir-se e assegurar uma vitória. A formação orientada por Bruno Lage pode ir a jogo mais fragilizada depois de duas derrotas consecutivas, ao contrário dos arsenalistas que ficaram com confiança extra e poderão acreditar que podem repetir aquilo que fizeram no Estádio da Luz. O jogo é a eliminar e só uma das equipas é que poderá seguir em frente e competir pela conquista do troféu.

Momento de forma

A equipa orientada por Bruno Lage já passou por momentos mais risonhos esta temporada, principalmente depois das últimas duas partidas. O Benfica perdeu diante do Sporting e do SC Braga, ambos para a I Liga de futebol. Nos últimos seis duelos, o registo não é muito melhor com as águias a registarem dois empates, duas vitórias e dois empates.

Para a Taça da Liga, o Benfica defrontou o Santa Clara nos quartos-de-final e triunfou por 3-0, com golos de Di María e um bis de Pavlidis. Os encarnados vão defrontar, de novo, os arsenalistas, mas deverão querer um resultado oposto ao da última partida para que possam seguir em frente na competição e chegar à final.

Para o SC Braga, os últimos tempos têm sido um pouco instáveis, mas a vitória no Estádio da Luz pode ter dado um novo ânimo à equipa de Carlos Carvalhal. Os minhotos surpreenderam o Benfica com a vitória na última partida e vão querer aplicar o mesmo domínio esta quarta-feira. A estratégia de Carlos Carvalhal pode passar por aproveitar os erros do adversário e aproveitar em contra-ataque, juntamente com uma defesa forte e inquebrável, capaz de travar os ímpetos encarnados.

Nos últimos seis jogos, o SC Braga teve o mesmo registo do que o Benfica: dois empates, duas derrotas e duas vitórias. Na partida dos quartos-de-final da Taça da Liga tiveram uma tarefa mais exigente do que as águias, uma vez que jogaram frente ao Vitória de Guimarães, conseguindo um triunfo por 2-1.

Histórico de conflitos:

Os dois emblemas já se defrontaram em 159 ocasiões, com os encarnados a vencerem 103 desses duelos contra os 25 do SC Braga. Pelo meio, registaram-se 31 empates. Relativamente ao número de golos marcados, as águias têm uma larga vantagem com 366 golos marcados, enquanto que os minhotos levam 145 golos feitos.

Para a Taça da Liga, já existiram quatro confrontos, sendo que três deles também foram para as meias-finais da prova. Os bracarenses levaram a melhor por duas vezes, tendo vencido em 2012/2013 e 2020/21. O Benfica apenas saiu vitorioso 2016, triunfando por 2-1. O penúltimo duelo para a Taça da Liga resultou num empate a um golo.

Este será o segundo jogo entre o Benfica e o SC Braga em quatro dias, uma vez que jogaram a 17.ª jornada da I Liga no Estádio da Luz. Os arsenalistas venceram por 1-2 e esperam repetir o resultado, desta vez na Taça da Liga.

O que dizem os treinadores:

Bruno Lage, treinador do Benfica: "Tenho total confiança em mim, nos jogadores que estão comigo, porque durante um bom período jogámos futebol de enorme qualidade. É percebermos o que está a acontecer, trabalhar, continuar a dar motivação e confiança aos jogadores, ter enorme responsabilidade, fazer as pessoas acreditar que temos todas as condições para voltar a jogar o futebol que já jogámos esta época."

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "Se vencermos mais um não é regularidade, mas uma situação extraordinária. Vencer na Luz não é fácil, o Braga conseguiu-o poucas vezes na história, mas o importante não é que fizemos no último jogo, pois este é um jogo completamente diferente, a abordagem poderá ser diferente e é uma final."

Árbitro:

O árbitro escolhido para dirigir o Benfica-SC Braga foi o Cláudio Pereira, que estará acompanhado pelos assistentes Tiago Costa e Sérgio Jesus. Carlos Macedo será o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Fábio melo e Ângelo Carneiro.