Com o caminho a estreitar-se para a final-four da Taça da Liga, o Sporting recebe esta segunda-feira o SC Braga nos quartos de final da competição que os Leões conquistaram nas duas últimas épocas.

Em Alvalade, o fator casa pode abonar a favor da equipa de Rúben Amorim, mas a posição da tabela classificativa do campeonato também dá indícios diferentes. O SC Braga encontra-se no terceiro posto enquanto que o Sporting vem de um início de temporada atribulado com o quarto lugar.

Sabendo que, a vitória trará automaticamente o passaporte para a final-four de Leiria, o embate toma proporções decisivas para os dois emblemas.

Do lado dos verdes e brancos, Rúben Amorim já poderá contar com Morita, regressado recentemente do Mundial após a eliminação do Japão. Prevê-se uma equipa próxima da máxima força, apenas com a alteração na baliza entre Adán e Franco Israel.

Do lado dos Minhotos, Artur Jorge terá, ao que tudo indica, a equipa na máxima força na visita a Lisboa. Apenas na baliza, Matheus poderá dar lugar ao guardião suplente Lukas Hornicek.

O encontro terá apito inicial a partir das 20h15.

A história: Dois titulados na competição

A história da competição fala-nos em dois emblemas com palmares na Taça da Liga. O Sporting conquistou o troféu por quatro ocasiões (sendo atual bicampeão) e o SC Braga por duas vezes.

Os Leões, refira-se, são uma presença assídua nas fases finais da Taça da Liga desde 2017/18.

Este será ainda o 134º jogo entre os dois emblemas. Os leões têm vantagem na soma dos confrontos com 83 triunfos, contra 30 dos bracarenses, sobrando ainda 20 empates.

Em jogos apenas disputados no Estádio de Alvalade foram 58 vitórias do Sporting contra oito do SC Braga em 74 jogos.

Para a Taça da Liga, os dois emblemas já se defrontaram por quatro vezes com duas vitórias para os Leões, um empate e uma vitória dos Bracarenses.

Momento de forma: Dois líderes na fase de grupos

Vão se defrontar duas equipas que, apesar de estarem em momentos de forma distintos no campeonato, protagonizaram uma boa campanha na fase de grupos da Taça da Liga.

O Sporting conseguiu três jornadas vitoriosas que permitiram o primeiro lugar no grupo B. Os Leões começaram por golear em casa o Farense por 6-0, seguido de uma vitória por 2-0 no terreno do Rio Ave e um triunfo por 5-0 na receção ao Marítimo.

Já o SC Braga vem de três jornadas vitoriosas que garantiram a liderança no grupo D. Os Minhotos começaram por vencer por 3-0 na receção ao Trofense, de seguida deslocaram-se ao terreno do Casa Pia onde triunfaram por 1-0 e por fim receberam o Paços de Ferreira com vitória por 2-0.

Antevisão dos dois treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Braga é uma equipa muito forte, que está à nossa frente no campeonato, portanto, o nível vai aumentar. Vai ser um jogo extremamente difícil, um jogo para decidir quem passa à frente e isso é sempre perigoso. Mas aprendemos muito no primeiro jogo em Braga e somos melhor equipa."

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "O que fizemos na fase de grupos, ganhar e não sofrer golos, ajuda-nos muito em termos de ânimo e espero que possa potenciar a equipa para um bom jogo e sermos capazes de ganhar. Sabemos como o Sporting joga, conhecemos bem o adversário, também sabemos que nos conhece bem a nós, vamos com uma postura de confiança, determinação e coragem"

O árbitro

O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou Luís Godinho para apitar o encontro entre Sporting e SC Braga. O juiz de Évora será assistido por Rui Teixeira e Pedro Mota, com Hélder Carvalho como quarto árbitro.

No VAR estarão Hugo Miguel e Pedro Felisberto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.