Não há derby do Minho que não seja polémico e o duelo desta noite não foi excepção. Num jogo bem disputado – mas nem sempre bem jogado -, foi o árbitro Duarte Gomes e os seus auxiliares quem mais sobressaíram… sobretudo de forma negativa.

No encontro que marcava a estreia das duas equipas na presente edição da Taça da Liga, onde integram o grupo C, o primeiro minuto deixou antever desde cedo um jogo polémico. Paulo César cai na área vimaranense, após um encosto de um defesa, mas o árbitro nada assinalou.

Se a decisão já desagradara aos arsenalistas, o ‘caldo’ entornou-se logo aos quatro minutos, com o golo do Guimarães. Toscano cabeceia para o 0-1, após assistência de Maranhão, mas está em posição de fora-de-jogo, que não foi sancionada por Duarte Gomes.

O Braga pressionou então em busca do empate e viu os seus esforços serem recompensados com uma grande penalidade, após braço na bola de Bruno Teles. Na conversão do castigo, Alan não perdoou e fez o empate.

A igualdade perturbou a equipa de Manuel Machado, que começou a abrir muitos espaços na defesa. Se não fosse a segurança de Nilson neste período, o Braga rapidamente teria marcado outra vez. Contudo, foi preciso esperar pelos 42’ para se assistir à consumação da reviravolta dos arsenalistas.

Hugo Viana foge pelo flanco esquerdo e cruza para o desvio certeiro de Lima. Estava feito o 2-1, mas não sem polémica, pois o avançado brasileiro está em fora-de-jogo.

A segunda parte perdeu qualidade face à intensidade dos primeiros 45 minutos. A equipa de Manuel Machado tentou chegar ao empate, fruto das diversas alterações efectuadas, mas faltou clarividência para incomodar o Braga, que segurou o controlo das operações.

Aos 79’, o jogo conheceu a primeira sentença com as expulsões de Jorge Ribeiro e Freire, ambos por vermelho directo; o lateral por agressão a Vandinho e o central por protestos. 

O resultado final ficou definido já nos descontos, com Meyong a fazer o 3-1 com um chapéu pleno de classe a Nilson. O Braga cola-se assim ao P. Ferreira na liderança (3 pontos) do grupo C da Taça da Liga, enquanto Guimarães e Arouca não têm qualquer ponto.