A combinação entre um Dragão murcho no primeiro tempo e um pouco mais atrevido no segundo resultou na primeira derrota da época para o FC Porto, quebrando um ciclo de 36 jogos sem conhecer o sabor da derrota.

Os Dragões estiveram a vencer por um golo mas erros fatais do guarda-redes Kieszek e desatenção da defesa portista permitiram aos insulares impor a primeira derrota da época aos portistas.

No primeiro tempo, o FC Porto mostrou-se “desligado” do encontro com os madeirenses, com muita disputa no meio do relvado do Dragão.

A equipa de André Villas-Boas, que esta tarde começou com um onze fora do habitual, revelou dificuldades em ligar o seu meio-campo aos homens da artilharia, Hulk, James e Walter. Além desta falta de química, os avançados portistas deixaram a eficácia presa no ano passado, deixando-se ultrapassar pelos homens da Madeira na “Hora H”.

Do lado da formação de Jokanovic, Orlando Sá, emprestado pelo FC Porto, foi o jogador mais influente, saindo dos pés dele as melhores oportunidades para os insulares, mas sem grande perigo.

Ao intervalo, o marcador apontava um 0-0.

O FC Porto começou o segundo tempo com outra atitude, e os remates de Hulk e James ameaçaram o guardião Rafael Bracali.

Ao minuto 62, Olegário Benquerença vê falta de Felipe Lopes sobre Walter dentro da grande área e assinala grande penalidade a favor dos Dragões. Na conversão, o brasileiro Hulk não falhou, somando mais um golo para a sua conta pessoal.

Nove minutos depois, e na sequência de um cruzamento da esquerda de Pecnik, Kieszek não segurou a bola e Anselmo encostou para o fundo das redes, estabelecendo o empate.

Mas a formação insular quis mais e conseguiu sete minutos depois. O mesmo Anselmo surgiu isolado na área, após cruzamento da esquerda de João Aurélio, e desviou de cabeça para o segundo do Nacional, evidenciando a falta de atenção da defesa azul e branca.

O árbitro leiriense apitou para o final do encontro e o FC Porto começa o ano 2011 da pior forma, com a primeira derrota do ano e da temporada para a equipa de André Villas-Boas.

No outro jogo do Grupo A, o Gil Vicente, da II Liga, venceu o Beira-Mar da I Liga por 2-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.