A Taça da Liga vai ter uma final histórica quando SC Braga e Moreirense entraram no relvado do Estádio do Algarve para decidir quem leva o troféu para casa. Nas dez edições que já se disputaram finais da prova, esta vai ser a primeira em que não vai estar presente pelo menos um dos ‘três grandes’.

Na história da prova, o Benfica conquistou sete Taças da Liga, falhando a passagem à final em apenas duas ocasiões: em 2007/2008, na primeira edição da prova, quando não passou a fase de grupos, tendo perdido contra o Vitória de Setúbal e em 2012/2013 quando foi eliminado pelo SC Braga, nas meias finais, através dos pontapés de marca de grande penalidade.

Já o Sporting, chegou a duas finais da Taça da Liga em que acabou por sair derrotado. Em 2007/2008, defrontou o Vitória de Setúbal na primeira edição da competição e perdeu o jogo na ‘lotaria’ dos penáltis. Em 2008/2009, os 'leões' regressaram à final, desta feita contra o Benfica, mas a mesma decisão pelas grandes penalidades acabou no mesmo resultado, com as 'águias' a levantarem o troféu.

O FC Porto, por sua vez, também esteve presente em duas finais desta prova. Em 2009/2010, ‘dragões’ e ‘águias’ defrontaram-se, naquela que foi a primeira época de Jorge Jesus ao comando dos 'encarnados'. Os 'azuis e brancos' acabaram por ser derrotados por 3-0 (golos de Rúben Amorim, Carlos Martins e Óscar Cardozo).

Já em 2012/2013, os 'dragões' defrontaram o SC Braga no derradeiro jogo. No entanto, um golo solitário de Alan, de grande penalidade, acabou por dar a primeira Taça da Liga aos 'guerreiros do Minho' e evitar a conquista por parte do FC Porto.

No próximo domingo, SC Braga joga a segunda final da sua história, defrontando o Moreirense, que conseguiram a primeira vitória sobre o Benfica. A equipa de Moreira de Cónegos alcançou a primeira final da história da equipa de Moreira de Cónegos.