Jorge Jesus fez ao início desta tarde de segunda-feira a antevisão do encontro com o Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, e lembrou que o Benfica é detentor do título e, por isso, tem responsabilidades na prova.

«O Benfica entra em todas as competições para vencer e queremos defender este título. É uma competição muito importante para equipas mais pequenas pela componente financeira e o Guimarães também já assumiu que quer chegar longe, por isso vai ser um jogo complicado para o Benfica. Mas estamos confiantes e queremos vencer.»

Jesus assumiu que vai haver alterações ao onze tipo e aproveitou para dizer que está atento à renovação do futebol português, nomeadamente ao tratamento que é dado à questão dos estrangeiros.

«Portugal não tem condições para contratar estrangeiros de qualidade. Somos formadores de jogadores portugueses e formadores de jogadores estrangeiros, e as pessoas que estão à frente do futebol têm de saber o que estão a fazer. Às vezes apetece-me dizer as coisas certas com as palavras erradas. Os portugueses sempre foram visionários e agora há pessoas a inventar», disse a propósito da comissão criada pelo governo para avaliar o futebol português e depois de revelar que Eduardo será titular na baliza encarnada.

Renovação de Saviola

«O Saviola tem melhorado a qualidade do futebol em Portugal e todos os jogadores como ele são importantes», referiu Jorge Jesus a propósito da renovação de Saviola, assumindo-se «extremamente satisfeito» por poder contar com o avançado por mais um ano.

Ruben Amorim e Enzo Perez

Quanto à situação dos dois jogadores afastados dos trabalhos do plantel encarnado, Jorge Jesus diz que se tratam de casos que será a direção do Benfica a resolver.

«São dois jogadores em situações parecidas, mas casos que têm que ver com a entidade patronal. Vou aguardar por aquilo que o Benfica resolver.

A presidência de Vieira

Em entrevista ao jornal “A Bola”, Luís Filipe Vieira não revelou se se recandidatará à presidência do Benfica, mas Jesus assumiu o seu apoio ao presidente.

«No futebol, os vencedores são os que duram mais e Vieira tem sido um vencedor desde que chegou ao Benfica.»

Quanto à sua própria renovação, o treinador do Benfica diz-se tranquilo:

«Estou satisfeito no Benfica e feliz por ter ajudado o clube a bater alguns recordes. Mas vivo o meu dia-a-dia e não me iludo.»

O jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica, que será arbitrado por Carlos Xistra, está agendado para as 20h45 desta terça-feira e está integrado no Grupo B da Taça da Liga.