Os minhotos Sporting de Braga e Vitória de Guimarães vão fazer face aos favoritos Sporting, detentor do troféu, e FC Porto na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca terça-feira, em Braga.

Os ‘leões’, vencedores das duas últimas edições da prova, terão pela frente o anfitrião Sporting de Braga, na terça-feira (19:45), numa reedição da meia-final da época passada, enquanto o FC Porto, finalista em 2018/19, vai defrontar o conjunto vimaranense, na quarta-feira (19:45).

Com dois troféus arrecadados nas duas últimas temporadas, ao superar Vitória de Setúbal (2017/18) e FC Porto (2018/19) no desempate por grandes penalidades, o Sporting vai marcar presença na terceira ‘final four’ seguida, na ‘ressaca’ do desaire ante o rival Benfica (2-0), que deixou os ‘verdes e brancos’ a 19 pontos da liderança do campeonato.

Após um mau arranque na fase de grupos, que quase o deixou fora desta ronda, o conjunto orientado por Silas terminou o grupo C no primeiro lugar, à frente de Rio Ave, Portimonense e Gil Vicente, tendo agora pela frente o Sporting de Braga, na primeira meia-final.

Os ‘arsenalistas’, anfitriões da ‘final four’ da prova, não deram hipóteses e terminaram o grupo A com 100% de aproveitamento sobre Paços de Ferreira, Marítimo e Penafiel, condição que lhes garantiu a sétima presença nas ‘meias’ da Taça da Liga.

A equipa agora liderada por Rúben Amorim chega a esta fase da prova ‘embalada’ por um triunfo na casa do FC Porto, por 2-1, para o campeonato, algo que não sucedia há 15 anos.

Vencedores em 2012/13 e finalistas em 2016/17, os bracarenses reencontram o Sporting na mesma fase da edição anterior da prova, na qual foram derrotados no desempate por grandes penalidades, depois do empate 1-1 que se registou no tempo regulamentar.

Na quarta-feira, o FC Porto procura atingir a quarta final, a segunda seguida, da única competição nacional que ainda não consta do palmarés ‘azul e branco’. Os ‘dragões’ chegaram à decisão em 2009/10, 2012/13 e 2018/19, tendo perdido com Benfica, Sporting de Braga e Sporting, respetivamente.

Tal como Sporting de Braga, a equipa de Sérgio Conceição ‘carimbou’ o ‘passaporte’ para a ‘final four’ com três vitórias em três jogos no grupo D, sobre Desportivos de Chaves, Casa Pia e Santa Clara.

Poucos dias depois de ter perdido na receção aos bracarenses, os portistas terão pela frente o Vitória de Guimarães, que está de regresso às meias-finais 10 anos depois. Em 2008/09, os vitorianos, então comandados por Manuel Cajuda, foram derrotados pelo Benfica, que viria a conquistar essa edição da Taça da Liga.

Esta época, o conjunto orientado por Ivo Vieira deixou pelo ‘caminho’ precisamente os recordistas de troféus da Taça da Liga (sete), num grupo B no qual somou duas vitórias, com Vitória de Setúbal e Sporting da Covilhã, e um empate, diante dos ‘encarnados’.

No sábado, a equipa da ‘Cidade-Berço’ conseguiu uma importante ‘vitamina’ para a ‘final four’ da Taça da Liga, ao vencer o Santa Clara (1-0) para o campeonato, com um golo em tempo de compensação, da autoria de João Pedro.

Os vencedores das meias-finais apuram-se para a final da Taça da Liga 2019/20, que terá lugar em 25 de janeiro, também no Estádio Municipal de Braga.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.