O Marítimo impôs-se hoje ao União da Madeira, no dérbi do Funchal da segunda fase da Taça da Liga de futebol, apurando-se assim para a fase de grupos da competição.

A formação maritimista até esteve a perder, com um golo de Nsor, logo no primeiro minuto, mas conseguiu dar a volta à partida, graças aos golos de Edgar Costa (42 minutos), Dyego Sousa (48) e Ghazaryan (55).

Também hoje, o Penafiel foi surpreendido em casa pelo Sporting da Covilhã, no desempate por grandes penalidades - as equipas, ambas a jogar na II Liga, terminaram o tempo regulamentar empatadas a 1-1, após o que os serranos foram melhores nos remates, por 4-2.

Entre equipas do campeonato principal, tal como o jogo da Madeira, o Moreirense quebrou o 'enguiço' de seis jogos sem ganhar e bateu o Estoril-Praia, por 1-0. Frederic Maciel, aos 53 minutos, rubricou o golo que vale a ida à fase de grupos.

Quem também segue em frente é o Arouca, lanterna-vermelha da I Liga, a bater o Cova da Piedade, por 2-1, e o Vitória de Setúbal, que afastou o Santa Clara, atual segundo da II Liga, por 2-0.

Também por 2-0, o Varzim afastou o Académico de Viseu, enquanto o Vizela afastou o Gil Vicente, por um golo sem resposta.

Para a fase de grupos segue uma maioria de equipas da I Liga, que se juntam aos quatro 'grandes', Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga, primeiros do campeonato no último ano, e ao Vitória de Guimarães, que ficou isento no sorteio.

São eles Belenenses, Feirense, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, Marítimo, Arouca e Moreirense. O grupo dos primodivisionários em prova ficará fechado com o vencedor do Rio Ave - Chaves, de quinta-feira.

Vizela, Sporting da Covilhã e Varzim são os 'sobreviventes' da II Liga, que asseguram o direito a mais três jogos na competição, pelo menos.

Resultados da 2.ª fase da Taça da Liga.

Sábado, 8 out:
Boavista - Belenenses, 0-1

Domingo, 9 out:

Feirense - Tondela, 3-0

Terça-feira, 25 out:
Paços de Ferreira - Nacional, 4-0

Quarta-feira, 26 out:
Vizela - Gil Vicente, 1-0
Arouca - Cova da Piedade, 2-1
Moreirense - Estoril, 1-0
Marítimo - União da Madeira, 3-1
Varzim - Académico, 2-0
Vitória de Setúbal - Santa Clara, 2-0
Penafiel - Covilhã, 1-1 (2-4, nos penáltis)

Quinta-feira, 27 out:
Rio Ave - Desportivo de Chaves, 18h30 horas

Isento: Vitória de Guimarães

Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga apuraram-se diretamente por terem sido os quatro primeiros classificados da Liga na época transata. O V. Guimarães ficou isento e entrou diretamente na fase de grupos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.