O conforto da vantagem pontual à partida para o jogo com o Estoril salvou a falta de brilho do Sporting esta noite, na Amoreira. Os leões saíram derrotados por 2-1, mas sem comprometer a presença nas meias-finais da Taça da Liga, fruto da derrota do Penafiel diante da Naval, que terminou assim o grupo D na segunda posição.

A nota mais negativa da noite leonina foi o facto de ter permitido a reviravolta à equipa da II Liga, que assim ‘vingou’ a eliminação da Taça de Portugal, em Outubro.

Perante uma boa casa na noite fria da Amoreira, os leões entraram praticamente a festejar, com o golo madrugador de Abel, aos 4’. O lateral direito fugiu pelo seu flanco e disparou forte e cruzado para a baliza de Vagner. Um remate fantástico e sem hipótese para o guardião estorilista.

Todavia, ainda os adeptos leoninos celebravam e pouco depois o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Estoril, por uma alegada falta de Nuno André Coelho sobre Alex Afonso. O próprio avançado da equipa da II Liga assumiu a missão e não perdoou, assinando o 1-1 aos oito minutos. 

O equilíbrio pautou a primeira parte, sem que se verificassem muitas oportunidades de golo, à excepção de uma ameaça de Saleiro, aos 37’ para uma defesa por instinto de Vagner em cima da linha de golo.

No segundo tempo, a qualidade do jogo caiu consideravelmente, com o Sporting a não conseguir contrariar alguma falta de acutilância que denotava desde o primeiro minuto. O jovem Saleiro era a excepção e aos 64’ quase marcou de cabeça, mas Vagner negou o golo com uma grande defesa.

Paulo Sérgio lançou Postiga e Vukcevic em busca da dinâmica que lhe trouxesse a vitória, mas seria o Estoril a colocar-se em vantagem. A equipa de Vinicius Eutrópio beneficiou de novo penálti aos 74’, que redundou ainda na expulsão de Tiago, por alegado derrube a Luís Leal.

Na conversão do castigo, Vinicius Reche não desperdiçou a ocasião e fez o 2-1, enganando o recém-entrado Rui Patrício. Curiosamente, o Sporting ficou ainda mais longe do empate e passou a ser o Estoril a ameaçar cada vez mais o terceiro tento, que acabaria por não se confirmar.

Apesar da derrota, o Sporting sai da Amoreira com o apuramento garantido para as meias-finais da Taça da Liga, onde poderá encontrar o Benfica.