A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) organizou, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa para dar o “pontapé de saída” do evento da Final da Taça da Liga 2011/2012.
Presente na conferência de imprensa esteve o Presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, onde referiu a importância desta prova, que já distribuiu mais de 4 milhões de euros aos clubes da I e II Liga ao longo das cinco edições.
«Vamos todos tentar aproveitar ao máximo esta final. Queremos que seja uma festa de futebol para os adeptos e famílias, com emoção e respeito. A Taça da Liga caracteriza-se por distribuir um bolso monetário muito significativo. Os valores médios rondam os 4 milhões de euros pelos clubes da I e II Liga», explicou Mário Figueiredo.
O dirigente da Liga especificou ainda que um clube da II Liga arrecada cerca de 100 mil euros por atingirem as meias-finais. 
O presidente da Associação Académica de Coimbra, José Eduardo Simões, desejou aos dois finalistas – Benfica e Gil Vicente – o «maior sucesso», acrescentado que o Cidade de Coimbra é um «dos poucos estádios portugueses que não traz prejuízos para a área pública, de todos os que foram construídos».
João Barbosa de Melo, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, enalteceu o espírito da cidade de Coimbra e referiu-se ao confronto entre Benfica e Gil Vicente como sendo uma batalha entre Golias e David.
«Este é o segundo ano consecutivo que Coimbra recebe esta Taça da Liga. Algo que agrada muito o presidente da Câmara, reconhecendo o esforço que a Liga tem vindo a fazer para gerar uma imagem ainda mais positiva do futebol em Portugal. Coimbra é uma cidade com gente jovem e que gosta de se divertir e queremos que a final seja assim. Será um confronto entre um Golias e um David mas os “Davids” por vezes ganham e fazem a história», referiu o dirigente da Câmara de Coimbra,
Por fim, Alexandre Mestre, secretário do Estado do Desporto e Juventude, aproveitou a conferência de imprensa para promover os valores éticos no futebol português, referindo-se ainda à imprensa nacional, dizendo que tem um papel determinante na divulgação de casos de «violência, doping e corrupção» no desporto.
O Benfica, tricampeão da prova, defronta, este sábado às  20h45, o estreante Gil Vicente, na final da Taça da Liga que se disputará no Estádio Cidade de Coimbra.
Os encarnados chegam, pela quarta vez consecutiva, à final da competição organizada pela Liga de Clubes, depois de terem eliminados o Vitória de Guimarães, Marítimo e Santa Clara na fase de grupos, e ainda o FC Porto nas meias-finais.
O Gil Vicente, que regressou esta temporada à I Liga, chega pela primeira vez à final da Taça da Liga, depois de ter “passado por cima” de Sporting, Rio Ave e Moreirense na fase de grupos e o SC Braga nas meias-finais.