O FC Porto entra em campo logo à noite, onde vai defrontar o Leixões, naquela que é a estreia dos 'dragões' na Taça da Liga esta temporada.

Apesar de ser uma prova que Sérgio Conceição quer vencer, a verdade é que o clube portista nunca conseguiu levantar o troféu nas nove edições já realizadas da competição.

Na primeira edição, em 2007/2008, o FC Porto caiu na terceira eliminatória, ao ser derrotado pelo Fátima nas grandes penalidades, depois de um empate sem golos.

Na segunda edição da prova, em que foi integrada a fase de grupos, os 'dragões' qualificaram-se num grupo com Nacional da Madeira, Académica e Vitória de Setúbal. No entanto, viriam a cair nas meias-finais, ao serem goleados pelo Sporting por 4-1. Na altura, Romagnoli, com dois golos e Derlei, com outros dois, apontaram os tentos dos 'leões'. Já o golo de honra foi marcado por Tarik Sektioui.

Primeira final perdida frente ao Benfica

Em 2009/2010, realiza-se a primeira final em que o FC Porto esteve presente. Depois de passar em primeiro lugar de um grupo com Académica, Leixões e Estoril Praia, os 'azuis e brancos' venceram a Académica nas meias-finais por 1-0.

No entanto, a final contra o Benfica viria a ser perdida por 3-0, uma situação que se voltaria a repetir mais à frente. Com Nuno Espírito Santo na baliza, Rúben Amorim, Carlos Martins e Óscar Cardozo garantiram a vitória para as 'águias'.

Na época seguinte, em 2010/2011, o FC Porto não conseguiu passar a fase de grupos, ficando em segundo lugar num grupo com Nacional da Madeira, Gil Vicente e Beira-Mar. Seria a equipa insular a garantir a passagem à próxima fase da prova.

Em 2011/2012, o FC Porto garantiu a passagem às meias-finais da prova, mas tal como em 2009/2010, o 'carrasco' seria o Benfica, que viria a vencer o encontro por 3-2. Maxi Pereira, Nolito e Óscar Cardozo marcaram os golos para os 'encarnados' enquanto que Lucho González e Mangala apontaram os tentos portistas.

'Dragões' chegam a mais uma final mas o troféu não veio para o Porto

Chega o ano de 2012/2013 e o FC Porto consegue chegar mais uma vez a uma final da Taça da Liga. Depois de passar em primeiro lugar num grupo com Vitória de Setúbal, Nacional da Madeira e Estoril Praia, os 'dragões' goleiam o Rio Ave por 4-0 e chegam à final. O adversário: SC Braga.

No entanto, apesar do favoritismo estar do lado do clube portista, a verdade é que seriam os 'Guerreiros do Minho' a garantirem a vitória e a conquista do troféu, com Alan, de grande penalidade, a marcar o único golo do encontro.

No ano seguinte, o FC Porto viria a garantir a qualificação do grupo, sendo que estava integrado com o Sporting, Marítimo e Penafiel. Apesar de acabar com os mesmos pontos que os 'leões', os 'dragões' qualificaram-se por terem marcado mais golos nesta fase.

No entanto, as meias-finais voltariam a ser para esquecer para o conjunto portista, visto que voltariam a perder contra o Benfica. Depois de um empate sem golos, os 'encarnados' foram mais fortes nas grandes penalidades, vencendo por 4-3.

Em 2014/2015, o FC Porto venceu o grupo com SC Braga, Académica e União da Madeira. Nas meias-finais, acabou por encontrar o Marítimo e perdeu o jogo por 2-1. Bruno Gallo e o conhecido Marega marcaram os golos maritimistas enquanto que Evandro marcou o tento de honra portista.

No ano seguinte, o FC Porto fez das suas piores prestações na Taça da Liga, ao não fazer qualquer ponto no grupo, perdendo todos os jogos contra Famalicão, Feirense e Marítimo.

Na época passada, os 'dragões' voltaram a não ultrapassar a fase de grupos da competição. Num grupo com Moreirense, Belenenses e Feirense, os 'azuis e brancos' empataram com a equipa de Belém e com a equipa de Santa Maria da Feira e perderam o encontro com o conjunto de Moreira de Cónegos.

Esta temporada, Sérgio Conceição procura escrever uma nova página na história portista, ambicionando voar para a conquista de um troféu que vai fugindo do reino do Dragão há quase uma década.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.