O treinador do Benfica fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo de amanhã frente ao Desportivo das Aves, em jogo a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O encontro está marcado para as 21h15, no reduto do Aves.

Diferenças com o campeonato

"É uma competição diferente. Uma coisa é o campeonato, outra é a Taça da Liga. Sabemos que é a última jornada desta fase e acredito que o Aves estará motivado para chegar à final four. Amanhã, o Aves quererá ganhar, porque é a única hipótese que tem de chegar à final four, e nós também. Não estamos com preocupações de empate ou de fazer o mínimo. Queremos ganhar nas Aves, contra uma equipa de qualidade que tem jogadores que nos podem criar chatices."

Mudanças

"Houve algumas mudanças internas no nosso funcionamento diário. Não vou explicar. Acima de tudo, a mudança fundamental foi 'se queremos mudar alguma coisa, temos que nos mudar a nós próprios'. Foi uma reflexão de todos os jogadores, de termos consciência do que tínhamos que fazer. Fomos mais rigorosos, exigentes, unidos. Houve uma série de estratégias que utilizámos. Houve este visão mais global. Estamos a ganhar, mas não muda a nossa forma de pensar. Isto é jogo a jogo, é assim que pensamos. Queremos somar vitórias consecutivas."

Fase de retoma

"Não temos uma janela de entrada ou de saída. Houve um período em que as vitórias foram fundamentais. Queríamos estar sempre dentro do campeonato e nas quatro competições, como estamos. Isso muitas vezes é colocar o resultado à frente de outra coisa qualquer. As questões dos resultados e das exibições… Vamos ver nos últimos dez jogos, com uma série de equipas do nosso campeonato, quantas venceram pela margem mínima. Associado a nós estiveram vitórias sofridas, dificuldades… Em algumas equipas isso não aconteceu. Para algumas equipas, isso foi crença e determinação. Para nós foi fracasso e vitórias sofridas. Resistimos a isso, porque temos um foco muito grande em ganhar, se possível jogando bem. No último jogo, fizemos uma exibição de enorme categoria. Vamos tentar repetir."

Mercado de transferências

"Mais do que reforçar, o importante é as mudanças que iremos fazer. Não serão substanciais, serão questões de pormenor. Terão como fundo a questão financeira e a questão de valer. Não queremos trazer por trazer. Se tirarmos alguém e se entrar alguém, vamos à procura de soluções que sejam soluções. As nossas ideias estão clarificadas e transmitidas. Isto resolve-se no dia 31 de janeiro. Vamos com cabeça, sabendo o que temos de fazer. Muito não vai ser, será incisivo sobre uma ou outra posição."

Vitória sobre o Sporting de Braga

"Todos os jogos são importantes. Queríamos muito vencer este jogo. Primeiro, porque era um adversário que ia à nossa frente, depois porque era de enorme valor. Era um grande desafio para nós e demos uma imagem de enorme categoria. É um jogo importante, mas não passa disso."

O onze

"Se tivermos que fazer, serão alterações com um argumento mais válido. Estamos a competir há muito tempo, com curtos intervalos. Não temos intenções de grandes modificações, haverá aquelas em que serei quase obrigado a mudar."