Pela segunda vez esta época, o SC Braga bateu o Benfica, numa vitória que carimbou a passagem dos comandados de Carlos Carvalhal à final da Taça da Liga, onde irá defrontar o Sporting no próximo sábado. Abel Ruiz e Tormena fizeram os golos bracarenses, enquanto Pizzi fez o golo dos encarnados.

O SC Braga entrou melhor na partida e ficou porto de ver a sua metade do marcador mexer quando Helton Leite foi obrigado a afastar o cruzamento de Ricardo Horta, numa altura que que já aparecia Fransérgio a criar perigo.

Aos 23 minutos, os bracarenses voltaram a criar perigo, com Abel Ruiz a ver o seu remate a esbarrar primeiramente na defesa encarnada. Na recarga, Helton leite segurou com facilidade. Mas foi mesmo o avançado espanhol a inaugurar o marcador à passagem do minuto 28.

Ricardo Horta bombeou a bola para o interior da área e Ruiz, com um leve desvio de cabeça, encaminhou o esférico para o fundo da baliza encarnada, um resultado que se justificava, face ao pendor ofensivo dos arsenalistas.

O Benfica respondia a espaços, e já depois de Fransérgio ter falhado o alvo que poderia ser o 2-0, os encarnados ficaram muito perto do empate, aos 42', quando Darwin atirou com estrondo ao poste. A bola acabou por ficar na grande área, mas depois de muita confusão Tormena acabou por atirar para canto.

Ainda assim, o Benfica acabou por chegar ao empate, já depois dos encarnados terem obrigado Matheus à defesa apertada aos 42 minutos. No minuto seguinte, David Carmo comete falta sobre Darwin, com Fábio Veríssimo a considerar que houve falta sobre o avançado uruguaio. O capitão Pizzi foi chamado a converter e assinou o empate já em cima dos 45', um resultado que se justificava graças ao crescimento do Benfica na partida nos últimos minutos.

O segundo tempo começou com uma grande oportunidade para o Benfica, com Pizzi a encher o pé, mas a ver o seu remate a ser parado por Matheus, com uma grande defesa, aos 46 minutos. O SC Braga precisou de tempo, mas respondeu em grande e, depois de atirar uma bola à barra, acabou por voltar a colocar-se em vantagem quando Tormena, após cruzamento de Ricardo Horta, surgiu nas costas de Todibo e cabeceou para o fundo da baliza de Helton Leite aos 59'.

Com a sua equipa em desvantagem, Jorge Jesus promoveu uma tripla alteração aos 70 minutos, com as entradas de Everton, Pedrinho e Ferro para os lugares de Rafa, Seferovic e Todibo, logo a seguir ao SC Braga voltar a colocar a bola no fundo da baliza, num lance que foi invalidado por fora de jogo. Minutos depois, 'JJ' voltou a mexer com a saída de Taarabt, um dos jogadores do Benfica em sub-rendimento, para a entrada de Chiquinho. A verdade é que as alterações pouco mudaram no jogo, com o SC Braga a continuar por cima da partida contra um Benfica que mostrava muitas dificuldades para criar perigo, apesar de ir tendo bola.

Paulinho, que começou no banco, esteve perto de sentenciar a partida quando, após falha de Ferro, atirou ao lado da baliza de Helton Leite, naquela que foi a última grande oportunidade do jogo.

O SC Braga chega à final da Taça da Liga pela quarta vez na sua história, uma competição que já conquistou por duas vezes, a última das quais na última época. Já o Benfica perdeu a oportunidade de alargar ainda mais o seu histórico na final da competição e jogar a sua oitava final da prova.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.