O FC Porto recebe o Leixões este sábado, já sem hipóteses de se apurar para as meias-finais da Taça da Liga. Na antevisão à partida, Sérgio Conceição explicou a despromoção à equipa B de David Carmo e comentou o castigo de dois jogos aplicado a Pepe, na sequência da expulsão em Alvalade.

Vai rodar jogadores frente ao Leixões?: "Não há nada que cumprir calendário até pela adesão dos adeptos do FC Porto: se não há casa cheia está perto disso. Infelizmente estamos fora da competição mas não é um jogo para dar minutos só: dou minutos a quem trabalhar, a quem faz pela vida, aí têm minutos que acho que tenho de dar. Máxima seriedade. O Leixões foi visto como todos os outros jogos como todas as competições. Temos de entrar em campo com esse espírito e é isso que queremos fazer."

Castigo a Pepe: "Toda a gente sabe da importância do Pepe dentro e fora de campo. O castigo tem a ver com o que é escrito no relatório do árbitro. A partir daí, nada a fazer, arranjar soluções. Vai falhar dois jogos, cabe-me arranjar soluções para colmatar essa baixa."

David Carmo: "Infelizmente, a comunicação social sabe tudo de uma forma muito rápida, muitas das vezes não na verdade na sua totalidade. É um facto que a nível disciplinar houve um mau comportamento do atleta. A nível desportivo acho que tem de competir e neste momento está atrás não só a nível emocional como técnico-tático de outros jogadores da equipa principal e poderá estar atrás de jogadores da equipa B. Depende do empenho. Vai ter mais possibilidade de competir na equipa B. Depende da aplicação do atleta e do que é definido pelo Folha nesse contexto. A nível desportivo e disciplinar está abaixo do que queremos. Tem de competir para mostrar ao treinador da equipa principal que pode estar ao nível exigido."

Decisão é definitiva?: "Foi algo que se passou no seio do grupo, não vou falar em público sobre isso. O que é que os jogadores querem normalmente? Jogar. O melhor espaço para jogarem é na equipa B. Pagam-me bem para tomar decisões e tomo as minhas decisões. Neste momento, a nível desportivo, está abaixo. Eu se perder mais alguns jogos, mandam-me [gesto com as mãos]… Lembrei-me agora do Abel [Ferreira]. Vivemos de resultados. O que o David tem feito nos treinos e nos jogos tem estado abaixo daquilo que quero e eu tenho de decidir. A nível emocional, presumo eu, porque atrás de todos os jogadores há uma máquina, empresários, quem está associado a esses empresários na comunicação, há o mercado de janeiro que agita a cabeça dos jogadores… Entendemos, mas não devemos aceitar certas situações. Eu não aceito. Estou aqui para defender o FC Porto. Um jogador, treinador, um profissional do FC Porto tem de ter rendimento."

Jovens da equipa B podem ser enquadrados no jogo?: "Eu não dou nada a ninguém, eles têm de merecer que têm de jogar. Para jogarem, têm de trabalhar e andar no limite. Tenho um plantel de 26, 27 jogadores praticamente todos disponíveis, exceto Marcano e Pepe e provavelmente não virá um jogador que tenha muitos minutos na equipa B."