O Sporting arranca esta terça-feira a sua participação na Taça da Liga com uma receção ao Marítimo na primeira jornada da fase de grupos da prova. No grupo B, ‘insulares’ e ‘leões’ são as duas equipas favoritas à passagem para a fase final num grupo onde ainda entram nas contas Belenenses e União da Madeira.

Em Alvalade, Jorge Jesus deverá promover muitas alterações à equipa que bateu o Tondela por 2-0 na sexta jornada da Primeira Liga. Com um calendário repleto e face à menor importância da prova, o conjunto leonino vai apresentar rotação com as segundas linhas atrás de um lugar nas primeiras escolhas do técnico.

Apesar das mudanças, o objetivo de ambas as formações é a vitória. Tanto Sporting como Marítimo nunca venceram a Taça da Liga, mas a prova continua a não ser uma prioridade para qualquer uma das formações. No entanto, o treinador do Sporting mantém a ideia de que é um troféu para conquistar.

Mexidas, descansos e oportunidades em Alvalade

As alterações no Sporting deverão começar logo no setor mais recuado de todos. Rui Patrício cede o lugar a Salin que vai estrar-se a defender a baliza do Sporting depois de ter sido contratado este defeso. No quarteto defensivo, a equipa provável conta com Ristovski, Jonathan Silva, Tobias Figueiredo e André Pinto.

A aposta nas ‘segundas linhas’ deve continuar no meio-campo onde Bruno Fernandes pode descansar já a pensar noutros compromissos. A dúvida passa por saber quem Jorge Jesus vai lançar visto que conta com Petrovic, Mattheus Oliveira e João Palhinha nas escolhas para esse setor intermédio do terreno.

Na frente, Doumbia é apontado como a referência ofensiva apoiado por Alan Ruiz. Para as alas há Iuri Medeiros é uma interrogação sobre se Gelson Dala pode ser opção em detrimento de Bruno César frente aos ‘insulares’.

No lado do Marítimo também é esperada alguma rotação com saídas confirmadas de cinco jogadores com estatuto de primeira opção. Daniel Ramos não convocou Fábio China, Zainadine, Charles, Fábio Pacheco e Edgar Costa pelo que há certezas num onze alternativo por parte do Marítimo.

Têm a palavra os técnicos:

Jorge Jesus, treinador do Sporting

“O Sporting tem como objetivo vencer esta prova, que ainda não conseguiu, e também pôr a jogar um ou outro jogador que não jogue tanto no campeonato. Isso é um motivo de interesse para os nossos adeptos. Mas não vou pedir para estarem 50 mil, porque sabemos que só no campeonato é que podemos ultrapassar essa fasquia”, disse em declarações à Sporting TV.

Daniel Ramos, treinador do Marítimo

“O campeonato é prioritário, a Taça (de Portugal) também, porque é histórica. Respeitamos a Taça da Liga e vamos tentar o melhor possível. O sorteio não foi favorável, pelos dois jogos fora. Vamos para este primeiro jogo em função de que, se conseguirmos um resultado positivo, vamos tentar de tudo para chegar às meias-finais”, disse em conferência de imprensa.

O encontro está marcado para as 20h15 em Alvalade. As duas equipas estão inseridas no grupo B onde União da Madeira e Belenenses também estão em prova. A Taça da Liga arranca hoje com o intuito de eleger o ‘campeão de inverno’ depois de o Moreirense ter vencido a edição da temporada passada.