O Sporting ficou numa situação muito complicada na Taça da Liga, depois da inesperada derrota de terça-feira com o Portimonense, por 2-0, no jogo da segunda jornada do grupo C.

Os leões somam agora três pontos, enquanto a formação algarvia lidera o grupo com seis pontos, pelo que a decisão de quem segue para as meias-finais da prova ficará reservada para a derradeira ronda. Na terceira e última jornada do grupo, o Sporting visita o reduto do Arouca e o Portimonense desloca-se ao terreno do Paços de Ferreira.

Depois de hipotecar a Taça de Portugal, o Sporting pode estar na iminência de ver 'fugir' a Taça da Liga, uma vez que precisa de uma conjugação de resultados para poder apurar-se.

Assim, o líder do campeonato está obrigado a derrotar o Arouca e tem de esperar por um desaire do Portimonense na Mata Real. E mesmo esta situação poderá não ser suficiente, pois a diferença de golos será o primeiro critério em caso de empate pontual e até aí os leões estão em desvantagem. Com efeito, o Sporting tem um registo de três golos marcados e três golos sofridos; já o Portimonense tem um diferencial de 6-1, ou seja, pode ser preciso uma diferença de quatro golos para conseguir o apuramento.

Na Taça da Liga não é o resultado entre equipas que faz a diferença, mas sim os golos e a média de idades das equipas, como indica o Regulamento de Competições da Liga abaixo transcrito:

Artigo 11.º

Regras do jogo

3. Na fase de grupos, no caso de se verificar uma situação de igualdade de pontuação entre clubes, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos nesta fase de grupos;

b) maior número de golos marcados nesta fase de grupos;

c) média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante esta fase de grupos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.