Esta terça-feira, Benfica e FC Porto encontram-se no Estádio Municipal de Braga, às 19h45, para as meias-finais da Taça da Liga. Esta é a quarta vez que os dois clubes se encontram na mais jovem competição do futebol português, mas até agora os 'dragões' não conseguiram bater as 'águias'.

A primeira vez que Benfica e FC Porto se defrontaram para a Taça da Liga remonta a 21 de março de 2010, na final da competição, jogada no Algarve. Jorge Jesus comandava os 'encarnados', enquanto Jesualdo Ferreira orientava os 'dragões'.

O Benfica entrou em campo com uma responsabilidade extra: a de defender o título - ganho na temporada 2008/2009 ao Sporting em grandes penalidades. Os 'encarnados' dominaram a primeira partee foram para intervalo a vencer por 2-0, com um golo de Ruben Amorim (1o') e outro de Carlos Martins (45').

Na segunda parte do encontro, Jorge Jesus fez entrar Ramires, Saviola e Cardozo, que fixou o marcador, aos 90+2 minutos, dando a vitória e o troféu ao Benfica.

O segundo embate entre as duas equipas aconteceu exatamente dois anos depois, a 20 de março de 2012, no Estádio da Luz, desta vez para a meia-final da competição - tal como acontece esta terça-feira.

Jorge Jesus continuava a ser o 'mestre' do Benfica, enquanto Vítor Pereira tomava as rédeas do plantel portista.

Os 'encarnados' adiantaram-se no marcador logo aos 4 minutos, pelo uruguaio Maxi Pereira, atualmente jogador do FC Porto, mas os 'dragões' reagiram rapidamente pelo médio argentino Lucho González, aos oito minutos, e pelo central francês Mangala, aos 17.

O Benfica ainda restabeleceu a igualdade na primeira parte, com um golo do espanhol Nolito, aos 42 minutos. Mais uma vez foi Óscar Cardozo a determinar a vitória dos 'encarnados', aos 77 minutos. Ficava 3-2 no marcador e o Benfica seguia para a final - que venceu por 2-1, ao Gil Vicente.

A terceira e mais recente batalha entre FC Porto e Benfica na Taça da Liga aconteceu a 27 de abril de 2014, no Estádio do Dragão, novamente para as meias-finais da prova.

Jorge Jesus continuava a comandar os 'encarnados', do lado do FC Porto mandava Luís Castro. Nos 90 minutos de jogo não houve qualquer golos - apesar do Benfica estar a jogar com dez desde os 31 minutos -, mas em grandes penalidades os 'encarnados' levaram a melhor, por 4-3, depois de Fernando falhar o 12.º penálti portista.

Mais uma vez, os 'encarnados' avançaram para a final, onde bateram o Rio Ave por 2-0 e sagraram-se novamente campeões.

E é assim, com saldo positivo para os 'encarnados', que Benfica e FC Porto se encontram pela quarta vez na Taça da Liga. O encontro está marcado para esta terça-feira, às 19h45, no Estádio Municipal de Braga.