No próximo sábado, em Leiria, Sporting de Braga e Sporting vão encontrar-se pela quinta vez em campo neutro, em competições a eliminar.

O detentor do título na Taça da Liga vai medir forças contra o emblema que venceu as duas edições anteriores.

Na temporada passada, nas meias-finais da Allianz Cup, os bracarenses bateram o Sporting por 2-1 nas meias-finais da prova: Ricardo Horta (8´) e Paulinho (90´) apontaram os golos do triunfo da equipa na altura treinada por Rúben Amorim. Jérémy Mathieu marcou o golo do Sporting (44´).

Na final, o SC Braga acabou por conquistar o troféu frente ao FC Porto (1-0), depois de ter vencido a competição pela primeira vez em 2012/13.

Em 2018/19, o filme foi outro, com os verdes e brancos a baterem o SC Braga na marcação de grandes penalidades (3-4), após um empate no final dos 90 minutos.

Sporting e SC Braga parecem ter tendência para desfazer as suas decisões com recurso às grandes penalidades. Na final da Taça de Portugal de 2014/2015, estava Sérgio Conceição no comando da equipa arsenalista, os leões só chegaram ao triunfo nas grandes penalidades (3-1), depois de um 2-2 no final do prolongamento.

Já na longínqua temporada de 81/82, na primeira final entre os dois clubes, o Sporting goleou o SC Braga por 4-0, conquistando a Taça de Portugal e a dobradinha, depois de também ter conquistado o campeonato nessa temporada.

Em 2009/10, os dois clubes encontraram-se na fase de grupos da Taça da Liga com o Sporting a vencer por 2-1.

Na Taça de Portugal, num total de 16 confrontos, o Sporting venceu por nove vezes, houve ainda três empates e quatro vitórias dos bracarenses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.