Sporting e Boavista repetiram o confronto que aconteceu há pouco mais de um mês, mas desta vez para a Taça da Liga e no Estádio de Alvalade. A formação lisboeta venceu (1-0), com um golo de Tanaka, e ampliou para seis o número de vitórias sobre a "panteras negras" em casa.
Como é política da equipa na Taça da Liga, Marco Silva decidiu colocar um onze menos rodado em campo, algo que havia dado bons resultados em Guimarães, na primeira jornada. Tanaka, que deu a vitória aos "leões" no passado fim-de-semana, era o farol da equipa. Do lado dos boavisteiros, Marek Cech, antigo futebolista do FC Porto que reforçou a equipa em janeiro, foi a principal novidade.
A formação da casa, mais organizada e confiante, começou a partida de forma dominante, sendo que o Boavista, com os seus jogadores muito juntos, procurava o contra-ataque para fazer mexer o marcador. A primeira oportunidade do encontro surgiu num cabeceamento de Lucas (20’) para o segundo poste, após canto de Anderson Carvalho.
Dois minutos depois, foi a turma caseira que esteve perto de marcar, por intermédio de Ryan Gauld, após tabela com Slavchev. Monllor acabou por agarrar a bola após remate fraco do escocês.
A partir daqui, a "pantera" fechou a defesa, tentou adiantar-se no terreno e o Sporting acabou por se afastar da baliza nortenha. Os "verdes-e-brancos" começaram mais fortes, mas o Boavista tornou-se mais consistente no meio-campo e equilibrou a partida, roubando criatividade ao jogo leonino. Rayan Gauld foi o elemento mais inconformado do primeiro tempo.
Na segunda parte, as equipas entraram mais "vivas", ambas a procurar o golo. Aos 59’, Rosell acabou expulso depois de ter visto dois cartões amarelos no espaço de três minutos. O Sporting ficava com dez e com maiores dificuldades para chegar ao golo.
Alvalade respirou de alívio quando Gauld foi abalroado por Monllor na área, após ter recuperado a bola no centro do terreno. Tengarrinha perdeu a bola infantilmente e viu Tanaka converter o penálti. O nipónico marca assim pela segunda partida consecutiva e ajuda "leões" a bater a melhor série da época transata (com sete vitórias e um empate em oito encontros).
A formação "verde-e-branca" limitou-se a controlar o encontro até ao final da partida e o Boavista sentiu demasiado o tento, não conseguindo mais nenhuma oportunidade de perigo real.
O Sporting reforçou assim a liderança do grupo, com seis pontos. No outro encontro do grupo, o V. Setúbal empatou com o Belenenses (2-2), que receberá os "leões" no Estádio do Restelo. O jogo relativo à terceira jornada será disputado a 21 de janeiro (16 horas).
Comentários