Benfica e Sporting encontram-se quarta-feira pela terceira vez em quatro edições da Taça da Liga, num jogo em que dos dois lados sobrevivem jogadores da final de 2008/2009 e das meias-finais de 2009/2010.

Nas duas ocasiões venceu o Benfica. A primeira envolta em polémica - no desempate por grandes penalidades (3-2) e após uma grande penalidade mal assinalada, que deu a igualdade aos "encarnados" (1-1) -, a segunda com uma goleada das "águias" em pleno Estádio de Alvalade (4-1).

Em tão curto tempo de vida, a competição proporciona o terceiro dérbi da sua história e sempre em palcos diferentes: primeiro no Estádio do Algarve, depois em Alvalade e agora na Luz.

Dos dois clubes e perante épocas tão próximas, são muitos os jogadores que "sobrevivem" em cada um dos plantéis, embora seja o Benfica que tem mais "repetentes" desde o primeiro jogo, com Luisão, Ruben Amorim, Carlos Martins, Aimar e Cardozo a estarem nos dois jogos anteriores.

No Sporting, os centrais Carriço e Anderson Polga e Yannick Djaló são os únicos jogadores que estiveram nos anteriores jogos, sendo que nenhum dos marcadores dos dois golos dos "leões" fazem parte do actual plantel.

A mais recente baixa é o avançado Liedson - marcou no último ano o golo dos "leões" -, enquanto Bruno Pereirinha, agora emprestado, foi o autor do golo na final de 2008/2009.

No Benfica, também o espanhol Reyes, jogador que converteu a polémica grande penalidade, já não faz parte do plantel, bem como David Luiz e Ramires, actuais jogadores do Chelsea e marcadores dos primeiros golos da meia final de Alvalade.

Nas "águias", mantém-se o “capitão” Luisão, que marcou o terceiro, e o internacional paraguaio Cardozo, que não foi titular no último “derby” da Taça da Liga, mas entrou a tempo de fazer o 4-1.

- Os embates entre Benfica e Sporting na Taça da Liga:

2008/2009
- Final, Estádio Algarve, 21 mar 2009
Sporting – Benfica, 1-1 (2-3 gp).
1-0, Pereirinha, 49.
1-1, Reyes, 75 gp. 
Sporting: Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Marco Caneira, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho, Vukcevic (Adrien Silva, 76), Derlei (Yannick Djaló, 90) e Liedson (Hélder Postiga, 90).
Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz, Katsouranis, Ruben Amorim (Carlos Martins, 79), Pablo Aimar, Jose Antonio Reyes (Cardozo, 88), Nuno Gomes (Di Maria, 64) e David Suazo.

2009/2010
- Meia-final, Estádio de Alvalade, 09 fev 2010
Sporting – Benfica, 1-4
0-1, David Luiz, 08.
0-2, Ramires, 30.
1-2, Liedson, 37.
1-3, Luisão, 68.
1-4, Cardozo, 90.
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga, Grimmi, Pedro Mendes, Adrien Silva (Pedro Silva, 25), Izmailov, João Moutinho, Sinama-Pongolle (Yannick Djaló, 63) e Liedson.
Benfica: Júlio César, Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi Garcia, Carlos Martins (Pablo Aimar, 72), Ramires, Di Maria, Éder Luís (Saviola, 70) e Alan Kardec (Cardozo, 70).