O presidente da Comissão Administrativa do Trofense garantiu hoje que o clube irá estar presente no arranque da Taça da Liga de futebol, domingo, para «discutir o resultado, dignificar a prova e orgulhar os trofenses».

Em declarações à agência Lusa, José Leitão negou os rumores que tem sido ouvidos na Trofa sobre a possibilidade de o Trofense poder estar a «relegar para segundo plano» a primeira prova oficial da época 2012/13.

O líder do clube da Liga de Honra garantiu que «o Trofense está a preparar-se a todo o vapor» para participar e «dar o máximo» já contra o Desportivo das Aves, na Vila das Aves, em jogo a contar para a primeira jornada da primeira fase da Taça da Liga.

Contrariando as palavras do novo treinador, Neca, que segunda-feira, durante a apresentação do emblema nortenho, disse que o Trofense iria apenas «fazer corpo-presente» na Taça da Liga, face ao «atraso» no arranque dos trabalhos, o presidente da Comissão Administrativa salientou que «todas as provas são importantes».

«Eu percebi o que ele [Neca] quis dizer. Porventura, o nosso treinador, que admiramos e em quem confiamos muito, não se explicou bem. Devo frisar que o Trofense vê a Taça da Liga como muito importante. É importante para o futebol nacional, a Liga de Clubes e para nós, que queremos, apesar de todas as dificuldades, disputar o resultado e passar à fase seguinte, para garantir bons apoios», disse à Lusa José Leitão.

De acordo com o dirigente desportivo, o departamento de futebol profissional do Trofense está a trabalhar «dia e noite» para garantir os atletas necessários para disputar «com responsabilidade» a Taça da Liga, bem como as restantes provas. José Leitão referiu que «é possível recuperar o atraso na preparação do plantel», sendo expectável que até ao fim da semana cheguem mais «cinco a seis reforços».

O Trofense apenas assegurou a inscrição na Liga de Honra no último dia do prazo estipulado pela Liga de Clubes, tendo estado mergulhado num cenário de "vazio diretivo" até sexta-feira, quando José Leitão (presidente durante 11 anos, de 1996 a 2006 e na época 2011/12) se apresentou, em assembleia-geral, com uma lista composta por três nomes.

Manuel Gonçalves Gomes, mais conhecido por Professor Neca, foi apresentado sábado. O arranque dos trabalhos do plantel trofense só teve início na segunda-feira.

Domingo, dia 29 de julho, o Trofense desloca-se à Vila das Aves para o primeiro encontro oficial da época. O primeiro jogo do Trofense a contar para a Liga de Honra também será no terreno do Desportivo das Aves, a 12 de agosto.