A Académica apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Leixões, após prolongamento, por 5-2, depois de se ter registado um empate a dois golos no final do tempo regulamentar.

Fábio Luís foi o homem em destaque, a saltar do banco para marcar dois dos golos da “briosa”, com Adrien Silva a também bisar e Éder a fazer o outro golo dos “estudantes”, enquanto Jumisse e Paulo Tavares fizeram os tentos do conjunto da casa.

A Académica dominou durante a primeira meia hora de jogo, sendo uma ameaça constante à baliza de Degré, que, logo aos cinco minutos, parou um remate forte de Adrien.

À passagem da meia hora de jogo, Pedro Santos fez levantar o estádio com um remate, de pé esquerdo, que acabou por ser travado pelo poste direito.

A Académica continuou a fazer pressão e, aos 37 minutos, Degré voltou a impedir Adrien de colocar a formação de Coimbra na frente do marcador.

Contudo, o golo dos “estudantes” acabou por surgir surgiu aos 38 minutos, com um remate certeiro do médio emprestado pelo Sporting, na marcação de um livre.

Na resposta, o Leixões igualou a partida por intermédio de Jumisse, de cabeça, após um cruzamento da esquerda de Moisés.

Antes do intervalo, a equipa de Matosinhos teve oportunidade de se adiantar no marcador, com Jumisse novamente em destaque, mas, desta feita, não conseguiu responder da melhor forma a uma assistência de Luís Silva.

Na entrada para o segundo tempo, o Leixões entrou mais rápido e perigoso, e, aos 65 minutos, Diogo Melo derrubou Luís Silva dentro da área, numa grande penalidade convertida por Paulo Tavares.

A pouco mais de cinco minutos para o final da partida, a Académica empatou novamente o encontro, num remate cruzado do recém-entrado Fábio Luís, levando o jogo para prolongamento.

No prolongamento, a sentença foi ditada logo nos primeiros minutos, com Fábio Luís e Adrien a selarem os golos da vitória da formação de Coimbra, e a mostrarem as desigualdades entre a equipa da Liga e o emblema da Honra. Éder marcou o último golo já nos descontos.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões - Académica, 2-5 (após prolongamento).
Ao intervalo: 1-1.
No final dos 90 minutos: 2-2.
Ao intervalo do prolongamento: 2-4.

Marcador:
0-1, Adrien, 38 minutos.
1-1, Jumisse, 40.
2-1, Paulo Tavares, 66.
2-2, Fábio Luís, 83.
2-3, Adrien, 97.
2-4, Fábio Luís, 99.
2-5, Eder, 120.

Equipas:
- Leixões: Degré, Paulinho, Joel, Nuno Silva, Florent, Luís Silva (André Carvalho, 90+1), Paulo Tavares, Jumisse, Pedro Santos, Moisés (Fausto, 68), Wesllem (Hernâni, 81).
(Suplentes: Waldson, Zé Pedro, Hernâni, Fausto, André Carvalho, Tiago Costa, Diego Mourão).
- Académica: Ricardo, Cedric, Berger, Habib, Hélder Cabral, Diogo Melo (Fábio Luís, 83), Adrien, Danilo (Hugo Morais, 77), Sissoko (Diogo Valente, 45), Eder, Marinho.
(Suplentes: Fábio Santos, João Dias, Hugo Morais, Fábio Luís, Diogo Valente, Nivaldo, Júlio César).

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Berger (26), Florent (42), Sissoko (42), Diogo Melo (65), Hélder Cabral (71), Wesllem (74), Cedric (77), Diogo Valente (84), Degré (84), Paulinho (86), Hugo Morais (88), Adrien (104).
Assistência: Cerca de 2.000 espectadores.