Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e Pedro Gonçalves, avançado dos Leões, após a eliminação da Taça de Portugal diante do Varzim.

Como se explica a eliminação? "A equipa demonstrou incapacidade de marcar golo, com um caudal ofensivo que seria normal [marcar] contra uma equipa muito bem organizada, mas tivemos mais do que situações para fazer melhor. Qualquer bola está a dar golo na nossa baliza, tem sido um bocado a história do campeonato. Parabéns ao Varzim, temos de levantar a cabeça e olhar para as competições que ainda faltam."

Sporting com muita bola mas sem criar perigo: "Muitos jogadores do Varzim juntos, mas também incapacidade dos nossos jogadores, chegar lá tantas vezes… Temos de ser melhores. Não há muito a dizer. Com tanta situação em que temos de fazer melhor, temos de ser melhores e não fomos."

Poucas opções no banco: "Não podemos estar a jogar com uma equipa da Liga 3, com todo o mérito, e estar a falar de falta de opções, não vamos falar desse ponto. Temos de ser melhores. Não podemos estar com constantemente com os jogos controlados e qualquer lance de perigo dar golo e nós com incapacidade de fazer golo. Tem sido a história da época e há que melhorar."

É duro ser afastado da Taça logo na 1.º ronda? "Claro que é duro, sou treinador do Sporting e isto são momentos que marcam e são momentos inadmissíveis. São momentos inaceitáveis, podem que acontecer na Taça, mas temos de ser melhores."

Pedro Gonçalves

Análise à derrota: "Tem sido uma época complicada para todos nós, sabemos o que estamos a passar, mas todos juntos vamos conseguir sair disto. Agora é lutar pelo campeonato, temos de ser campeões para orgulhar este grande escudo. Temos de continuar em frente, sábado temos mais um jogo para poder dar a volta a esta má fase."

Sporting com poucas oportunidades: "Temos de continuar a treinar, treinar mais, procurar mais o golo, estamos a chegar com poucos homens a área. Vamos trabalhar isso."

Maus resultados criam instabilidade? "Mexe com todos, temos é de estar todos juntos e ganhar todos os jogos daqui para a frente para orgulhar esta gente."

Pior momento desde chegou ao Sporting? "Sim, claramente, a vida não é sempre lá em cima, também temos de cair. Hoje batemos no chão e agora vamos reerguer este clube que bem merece".

O Varzim, do terceiro escalão, eliminou hoje o Sporting da Taça de Portugal de futebol, em Barcelos, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória.

O capitão João Faria, aos 70 minutos, marcou o golo do triunfo de um dos líderes da Série A da Liga 3 - o outro é o Vilaverdense -, que somou o oitavo jogo sem perder na presente temporada, impondo o sexto desaire da época aos comandados de Rúben Amorim, em 14 encontros.

O Sporting ‘caiu’ na estreia pela oitava vez, em 89 presenças, a última das quais há três temporadas, em 2019/20, frente ao Alverca, que também disputava o terceiro escalão.

Os ‘leões’, que já ergueram o troféu em 17 ocasiões, juntaram-se a outros sete emblemas da I Liga que falharam uma das 32 vagas na quarta ronda, casos de Marítimo, Santa Clara, Boavista, Rio Ave, Desportivo de Chaves, Portimonense e Paços de Ferreira.