FC Porto e SC Braga disputam esta tarde no Jamor a final da Taça de Portugal. Os "dragões", que ficaram aquém das expetativas para esta época, procuram terminar o ano com alguma dignidade, enquanto os ´Guerreiros` tentam redimir-se da final perdida na época passada frente ao Sporting.

O playmaker do site zerozero compilou algumas curiosidades estatísticas sobre o jogo. Eis algumas

FC Porto e SC Braga já se defrontaram por 145 vezes, com vantagem dos azuis--brancos, que venceram em 101 ocasiões, enquanto os bracarenses triunfaram 20 vezes.

Na Taça de Portugal, foram 16 os encontros entre as duas equipas, também aqui com domínio portista, que venceu 12 jogos, contra três triunfos dos bracarenses.

Esta será a 3.ª final da Taça de Portugal entre as duas equipas e o FC Porto venceu as duas anteriores (1977 e 1998).

No último desafio entre as equipas na Taça de Portugal, José Peseiro era o treinador dos bracarenses e eliminou o FC Porto, vencendo em casa por 2-1 (2012/13).

A única final ganha pelo SC Braga ao FC Poro foi, curiosamente, a última e era José Peseiro o treinador do clube.

José Peseiro e Paulo Fonseca vão orientar uma equipa na final do Jamor pela 1.ª vez na carreira, curiosamente cada um a defrontar uma das suas ex-equipas.

O FC Porto venceu as três últimas finais da Taça em que esteve presente, entre 2008/09 e 2010/11.

O FC Porto chegou à final só com vitórias nos seis jogos disputados e sem qualquer golo sofrido.

SC Braga não venceu os três últimos jogos realizados e perdeu cinco dos dez últimos. O FC Porto venceu os dous últimos jogos, somando quatro triunfos nos cinco últimos jogos.

O SC Braga vai disputar a 6.ª final da Taça de Portugal mas apenas venceu uma (1965/66), tendo perdido as quatro últimas finais que disputou.

Esta época, o SC Braga não perdeu frente ao FC Porto, empatando no Dragão e vencendo em casa.

Dos dois clubes, um deles vai quebrar um jejum de três anos sem títulos. Os últimos troféus do SC Braga (Taça da Liga) e FC Porto (Supertaça) foram em 2013.