O FC Porto tem mais três vitórias do que o Sporting no histórico dos 241 encontros futebolísticos entre os dois conjuntos, mas os ‘leões’, que recebem o Dragão esta quarta-feira, estão invictos há cinco jogos.
Nos três encontros da época passada e nos dois deste 2021/22, registaram-se quatro igualdades, todas para a I Liga, e um triunfo da formação ‘leonina’, nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21, que o ‘onze’ de Rúben Amorim conquistou, bem como o campeonato.
O primeiro encontro aconteceu no Estádio José Alvalade, em 17 de outubro de 2020, e o argentino Luciano Vietto, vendido dias depois ao Al Hilal, foi a grande figura, ao entrar aos 56 minutos e restabelecer a igualdade aos 87.
Os ‘leões’ até começaram melhor, com um tento de Nuno Santos, aos nove minutos, mas a formação de Sérgio Conceição selou a reviravolta ainda na primeira parte, com golos do colombiano Uribe, aos 25, e do mexicano Corona, aos 45.
Com o empate, o Sporting evitou um terceiro desaire seguido face aos ‘dragões’ - que tinham vencido os dois embates de 2019/20 - e, no jogo seguinte, acabou com uma série de seis jogos sem vencer - dois empates e um desaire em 2018/19.
Em 19 de janeiro de 2021, a formação de Sérgio Conceição adiantou-se já perto do fim, aos 79 minutos, pelo maliano Marega, mas Jovane Cabral, lançado por Rúben Amorim aos 77, virou o jogo (2-1), com golos aos 86 e 90+4.
O ‘bis’ avançado ‘leonino’ valeu a presença na final da Taça da Liga, na qual o conjunto de Alvalade bateu o Sporting de Braga por 1-0, graças a um tento do espanhol Pedro Porro, um dos grandes ausentes do jogo de sexta-feira.
Os dois conjuntos voltaram a encontrar-se na segunda volta do campeonato, em 27 de fevereiro, à 21.ª jornada: o Sporting chegou com 10 pontos de avanço sobre o FC Porto e manteve-a, ao conseguir um empate sem golos.
Já na presente temporada, em 11 de setembro, registou-se nova igualdade para o campeonato, em Alvalade, agora a um golo, num encontro da quinta jornada da I Liga.
Como em 2020/21, o Sporting marcou primeiro, e novamente por intermédio de Nuno Santos, aos 16 minutos, construindo uma vantagem que aguentou até aos 72, altura em que Luis Díaz, agora jogador do Liverpool, selou o 1-1 final.
O último duelo entre ambos aconteceu há pouco tempo no Dragão, na 22.ª ronda da I Liga, no 2-2 de má memória para o futebol português. O Sporting esteve a vencer por 2-0 mas os Dragões lograram empatar, num jogo onde o Sporting jogou quase toda a segunda parte com menos um. No final, gerou-se uma batalha campal, com quatro expulsões, agressões, empurrões e trocas de acusações de parte a parte. Portugal voltava a estar nas bocas do Mundo, pelos piores motivos.
O FC Porto somou, assim, o quinto jogo consecutivo sem bater os ‘leões’, mas, no histórico, entre jogos a contar para I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, continua na frente.
Os ‘dragões’ somam 86 triunfos - sendo que o último, em 15 de julho de 2020 (2-0 no Dragão), valeu o 29.º título -, contra 83 dos ‘leões’, que marcaram mais 20 golos (341 contra 321), num duelo que terminou empatado 72 vezes.
O FC Porto assumiu a liderança do histórico na segunda década do século XXI (desde 2010/11), com quase o dobro das vitórias (11 contra seis) e mais oito golos marcados (32 contra 24).
Tratou-se da quarta década consecutiva de supremacia dos ‘dragões’: 13 vitórias contra cinco nos anos 80 do século passado, 14 contra cinco nos anos 90 e um tangencial 11-10 na primeira década do Século XXI.
O histórico apresenta um domínio dos ‘azuis e brancos’ em tempos recentes, mas já foi dominado de forma vincada pelo Sporting, que, no final da década de 70, tinha mais 19 triunfos do que os ‘dragões’ (56 contra 37).
No que respeita ao campeonato, o FC Porto tem mais nove vitórias (68 contra 59), vantagem sustentada numa clara supremacia nos jogos caseiros (48 contra 14).
O 242.º jogo oficial entre o FC Porto e o Sporting, a contar para a primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. está marcado para quarta-feira, pelas 20h45, no Estadio de Alvalade, em Lisboa.
Comentários