O Sporting não irá ao mercado em janeiro para fortalecer o plantel. Esta garantia foi dada por Rúben Amorim, na conferência de imprensa onde analisou a derrota diante do Varzim que colocou os Leões fora da Taça de Portugal.

"Não vai haver ataque ao mercado em janeiro. Temos miúdos na formação. Depois tem de se pensar bem outra vez, porque tem de se começar outro ciclo e apostar em miúdos com talento, como se fez no primeiro ano", disse o técnico leonino, quando questionado sobre o mercado.

Veja as melhores imagens da partida

O treinador que levou o Sporting ao título de campeão há duas épocas, quebrando assim um jejum de 18 anos, assume as suas responsabilidades pelo mau momento da equipa.

"É recorrente a nossa incapacidade em resolver jogos que estão controlados esta temporada. O que aconteceu hoje, aconteceu em jogos da Primeira Liga. Não estamos a conseguir resolver essa situação e culpa é minha. Não estamos a escolher bem, também é do momento. São pequenas coisas. A decisão não sai tão bem. Há jogadores muito ansiosos, algo inexperientes e sente-se isso neste momento […] As escolhas são erradas, estamos limitados nas ideias. Há fases em que tudo acontece. O Varzim não pode jogar quase a meio do seu meio-campo durante o jogo todo e conseguir ganhar. A culpa é minha. Não chegámos lá. Está a faltar timing e decisão", analisou o técnico, pedindo cabeça fria a todos neste momento mau da equipa profissional de futebol.

"O importante é termos noção do que é isto num clube como o Sporting. O passado recente também foi assim parecido e sabemos do impacto que isto tem nas pessoas. A única coisa a fazer é ganhar jogos, manter a cabeça fria nesta fase e enfrentar as coisas. No fim a culpa não vai morrer solteira. Isso vai ser resolvido, mas não agora. Agora temos de olhar em frente, tentar segurar os jogadores e esse é o meu papel. Estou ciente de que tenho força para isso. No fim a culpa não vai morrer solteira", garantiu.

O Varzim, do terceiro escalão, eliminou hoje o Sporting da Taça de Portugal de futebol, em Barcelos, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória.

O capitão João Faria, aos 70 minutos, marcou o golo do triunfo de um dos líderes da Série A da Liga 3 - o outro é o Vilaverdense -, que somou o oitavo jogo sem perder na presente temporada, impondo o sexto desaire da época aos comandados de Rúben Amorim, em 14 encontros.

O Sporting ‘caiu’ na estreia pela oitava vez, em 89 presenças, a última das quais há três temporadas, em 2019/20, frente ao Alverca, que também disputava o terceiro escalão.

Os ‘leões’, que já ergueram o troféu em 17 ocasiões, juntaram-se a outros sete emblemas da I Liga que falharam uma das 32 vagas na quarta ronda, casos de Marítimo, Santa Clara, Boavista, Rio Ave, Desportivo de Chaves, Portimonense e Paços de Ferreira.