
O Rio Ave recebe esta terça-feira o Sporting, em jogo relativo à segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os leões trazem dois golos de vantagem do encontro da primeira-mão em Alvalade e procuram chegar ao Jamor pela segunda época consecutiva, isto durante a reta final da luta pelo bicampeonato.
Já os vilacondenses, que ainda não estão com a manutenção garantida, querem chegar à sua terceira final da Taça, mas terão de, não só contrariar a história de embates com os leões, como o próprio momento de forma das duas equipas.
Momento de forma
Os vilacondenses não atravessam nesta altura o melhor período da temporada. Os comandados de Petit somam apenas duas vitórias nos últimos dez encontros, um registo que, no que ao campeonato diz respeito, deixa o Rio Ave no 11º lugar com 33 pontos, mais doze que os lugares de descida direta, e mais nove que o lugar de playoff.
Apesar dos dos últimos lugares da tabela estarem praticamente postos de parte, a hipótese de 'playoff' ainda é matematicamente possível e o calendário até final inclui jogos contra equipas que estão no mesmo 'barco' e em posições bem mais periclitantes.
Uma qualificação para a final da Taça poderá dar aos vilacondenses a dose extra de ânimo que permitirá encarar a reta final da época com outra tranquilidade.
Para tal, os rioavistas têm uma alta montanha para ultrapassar, de seu nome 'Sporting Clube de Portugal'. Os leões trazem dois golos de vantagem do primeiro jogo e, nesta altura, mostram solidez e competência no que a resultados diz respeito.
Os campeões nacionais somam oito triunfos e dois empates nos dez últimos jogos realizados, mostrando grande vontade na conquista do bicampeonato. Contudo, a Taça de Portugal é sempre um objetivo para os leões que, procuram chegar ao Jamor pelo segundo ano consecutivo e manter vivo o sonho da 'dobradinha'.
Histórico de confrontos
Este será o 72º embate entre Rio Ave e Sporting. No compto geral, os leões levam clara vantagem no confronto direto, com 45 vitórias em 71 jogos, contra apenas 9 do Rio Ave.
A diferença mantém-se praticamente a mesma se tivermos apenas em conta jogos realizados no reduto rioavista. Em 36 jogos, a equipa de Alvalade tem 20 vitórias em 36 jogos, contra 5 da formação de Vila do Conde.
Olhando apenas para a Taça de Portugal, a vantagem permanece dos campeões nacionais, com quatro vitórias em seis embates, contra apenas uma do Rio Ave.
O último confronto entre estas duas equipas na 'prova-rainha' deu-se na temporada 2018/19. Em jogo dos oitavos de final, o Sporting de Marcel Keizer venceu o Rio Ave de José Gomes em Alvalade por 5-2; Bas Dost e Diaby 'bisaram', enquanto que Bruno Fernandes também fez o gosto ao pé.
Para encontrarmos a única vitória do Rio Ave diante do Sporting para a Taça de Portugal é preciso recuar até à época 1984/85. Também nos oitavos de final, os vilacondenses, liderados por Mário Reis, venceram os leões de John Toshack por 0-1, graças a um golo de Álvaro Soares.
O que dizem os treinadores
Petit, treinador do Rio Ave: "O resultado negativo deixa o Sporting mais confortável, mas continuamos a alimentar o nosso sonho, sabendo que é uma partida complicada. A esperança é dar a volta à eliminatória, até porque já vi muitas coisas a acontecer no futebol e o impossível por vezes torna-se possível"
Rui Borges, treinador do Sporting: "Espero um jogo difícil, embora tenhamos vantagem por 2-0, mas é um resultado muito perigoso. Acredito que o Rio Ave vá entrar forte para conseguir lutar por um lugar na final, e nós temos de continuar com o rigor que temos vindo a ter em todos os jogos e tentar resolver a eliminatória o mais rápido possível"
O árbitro
Hélder Carvalho foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Braga será auxiliado por Francisco Pereira e Gonçalo Freire. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por André Narciso e Hugo Ribeiro.
É a quarta vez que o juiz madeirense dirige um jogo dos vilacondenses. Nos outros três encontros, o Rio Ave alcançou três vitórias.
Já o Sporting encontra Hélder Carvalho pela quinta ocasião, tendo também somado por vitórias as quatro partidas dirigidas pelo mesmo.
Comentários