Terminados os compromissos para as seleções a atenção, por cá, vira-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Entre os 'três grandes', os leões abrem as hostilidades com a recepção ao Varzim, equipa do segundo escalão do futebol português.

Momento das equipas

Os verdes e brancos atravessam o melhor momento da temporada depois de oito vitórias consecutivas frente a Paços de Ferreira (Liga), Besiktas (2 jogos na Champions), V. Guimarães (Taça da Liga), Moreirense (Liga), Belenenses (Taça de Portugal) e Arouca (Liga). Os verdes e brancos lideram o campeonato com 29 pontos, juntamente com o FC Porto. Para chegaram à quarta eliminatória, os leões golearam o Clube de Futebol os Belenenses por 4-0, com golos de Tiago Tomás (2), Jovane (G.P) e Nuno Santos (G.P).

Já o Varzim atravessa um momento particularmente difícil na segunda liga. A equipa nortenha não sabe o que é vencer há cinco jogos e ocupa um desconfortável 17.º lugar da classificação. Para chegar à 4.º eliminatória, o Varzim eliminou o primodivisionário Marítimo. Depois de um 2-2 no final do prolongamento, a equipa da Póvoa impôs-se no desempate por grandes penalidades por 4-2.

Histórico de confrontos

Na competição rainha, Sporting e Varzim defrontaram-se em quatro ocasiões, três delas no covil do leão. O último embate teve lugar no dia 26 de outubro de 2005, com vitória por 2-0 para os verdes e brancos, com golos de Liedson e Miguel Garcia. Nos quatro embates foram sempre os leões a levar a melhor. Em 1997, vitória por 3-0 dos verdes e brancos após prolongamento. Como visitado, em 77/78, o Varzim sofreu novo desaire, com a vitória (2-1) a cair novamente para o 'grande'. No primeiro embate em jogos para a Taça de Portugal, em 75/76, o Sporting impôs-se por 1-0. Em todas as competições as duas equipas já se defrontaram em 47 ocasiões, com 31 vitórias para o Sporting, 11 empates e cinco vitórias para a equipa do Grande Porto.

Baixas

Na equipa do Sporting há dois jogadores recuperados das respetivas lesões: Luís Neto (que poderá saltar diretamente para o onze) e Pedro Porro. Coates vai falhar o encontro por estar a recuperar de uma lesão no joelho. Gonçalo Inácio também não será opção devido a limitações físicas.

O que disseram os treinadores

Rúben Amorim não quer facilitismos para o embate frente ao Varzim. "Se formos jogar com o Varzim e deixarmos andar e correr o jogo, podemos perder, ser eliminados e falhar esta ligação com os adeptos. Portanto, facilitismo zero neste jogo. Queremos ganhar e jogar bem. E, principalmente, manter o ritmo para manter os adeptos bem vivos, porque vamos precisar brevemente."

Treinador do Varzim diz que “não é impossível” eliminar o Sporting.

“As probabilidades são muito reduzidas, mas improvável não é a mesma coisa que impossível. Temos as nossas possibilidades e acreditamos nos nossos jogadores, esperando que eles aproveitem este momento para se valorizarem”, disse António Barbosa.

Equipa de arbitragem

Árbitro: André Narciso
Assistentes: Paulo Brás e Marco Vieira
4.º árbitro: Flávio Lima

O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Varzim em partida a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro tem início às 20h15.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.