O treinador do Sporting de Braga, Jorge Paixão, disse hoje que a presença na final da Taça de Portugal de futebol, que vai começar a discutir com o Rio Ave na quarta-feira, não é a salvação da época.
Vai ser a quarta vez que as duas equipas se defrontam esta temporada, com vantagem para o Rio Ave, que ganhou por duas vezes, tendo havido ainda um empate (1-1), na sexta-feira, na 24ª jornada da I Liga.
O técnico desvalorizou o "score" negativo, numa conferência de imprensa que contou com a presença dos responsáveis mais importantes da SAD "arsenalista": o presidente, António Salvador, o CEO, Pedro Pereira, o diretor executivo, Rui Casaca, e Fernando Couto, conselheiro do presidente.
"São competições diferentes e o facto de ser o Rio Ave [outra vez] é uma mera coincidência. É uma eliminatória importante para nós, mas nada se decidirá amanhã [quarta-feira], estamos conscientes disso e tudo faremos para ganhar e sem sofrer golos, esse é um objetivo", disse o técnico na antevisão à receção aos vila-condenses.
Jorge Paixão recusou que esta eliminatória, que pode garantir a presença no Estádio do Jamor 16 anos depois (a última foi na época 1997/98), possa ser uma espécie de salvação da época ou seja a prioridade do resto da temporada.
"A prioridade é o jogo de amanhã [quarta-feira], é uma eliminatória importante para o clube e para a sua história, porque há algum tempo não marca presença na final da Taça e não é todos os anos que se consegue isso, mas não é a salvação de nada. Às vezes referem-se à Taça de Portugal como se estivéssemos em último lugar no campeonato. Estamos em sexto, a três pontos do quinto, faltam 18 pontos para disputar e está tudo em aberto para assegurar o objetivo da Europa", sublinhou.
No final do jogo de Vila do Conde, na sexta-feira, houve alguma confusão entre responsáveis dos dois clubes. Jorge Paixão considera que isso não vai afetar o jogo de quarta-feira, mas disse ter sido "ofendido por um funcionário" do Rio Ave.
"Quando vinha a subir para a ‘flash-interview’, fui ofendido por um funcionário do Rio Ave que não conheço de lado nenhum. Apenas lhe disse para me dizer na cara e depois fiz referência a isso na conferência de imprensa porque o Rio Ave é um clube que respeito muito, que tem um historial bonito e de gente de bem, não ofendi ninguém, não me referi nunca à instituição nem ao treinador e jogadores do Rio Ave, pessoas que respeito muito", disse.
Confrontado com o eventual interesse do Sporting de Braga em Rui Vitória, treinador do Vitória de Guimarães, Jorge Paixão respondeu: "esta semana foi um treinador, para a semana será outro, depois virá outro, até ao final da época será assim. Tenho contrato até 30 de junho e até lá defendo a minha posição com a minha vida, estou a 100 por cento no Braga e toda a minha energia está aqui focada, o meu futuro não me preocupa".
O treinador não esclareceu se Alan recuperou da lesão e está apto para o jogo, sendo que o diretor de comunicação do clube informou no final que estão convocados todos os jogadores disponíveis.
O jogo entre Braga e Rio Ave está agendado para as 19:00 de quarta-feira, no Estádio Municipal e Braga, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.