No próximo domingo, Benfica e Vitória de Guimarães disputam a final da Taça de Portugal, um duelo inédito nesta fase da prova. Há sete anos que os encarnados não atingiam uma final, a qual perderam para o...Vitória de Setúbal.

Pela 13ª vez na história, Benfica e Vit. Guimarães encontram-se na competição, com clara vantagem para os encarnados, que venceram por oito vezes, empataram uma e perderam três. Só que duas dessas três derrotas aconteceram recentemente.

Os encarnados não iam à final da Taça de Portugal desde 2004/05, ano em que podiam ter conseguido a dobradinha, mas acabaram derrotados no Jamor pelo Vitória de Setúbal, por 2-1, golos de Manuel José e Meyong. Desde essa altura, os vimaranenses cruzaram-se duas vezes com os encarnados e 'arrumaram' o assunto no estádio da Luz.

Em 2005/06, nos quartos de final, o Vitória de Guimarães foi à Luz vencer o Benfica por 1-0, com um golo de Dário, aos 23 minutos. Em 2009/10, ano em que o Benfica se sagraria campeão nacional, os vimaranenses repetem 'a graça', agora na quarta eliminatória, e vencem no estádio da Luz pelo mesmo resultado: o brasileiro Lazzaretti fez o único golo aos 25 minutos.

O Vitória de Guimarães cruzou-se com o Benfica por duas vezes na Taça de Portugal, nestes últimos sete anos, e acabou vitorioso. Resta saber se domingo a equipa da Cidade Berço segue a a máxima de não há duas sem três. Ou se por um lado o Benfica quebra a 'malapata' dos últimos sete anos.