O Benfica desloca-se no sábado até ao terreno do Paredes, na entrada da equipa na Taça de Portugal (3.ª eliminatória), onde procura interromper uma série de três jogos sem vencer, incluindo duas derrotas consecutivas no campeonato.

É expectável que Jorge Jesus faça algumas mudanças no onze 'encarnado' para o desafio diante da equipa nortenha, atual segunda classificada da Série C do Campeonato de Portugal. Na baliza, Helton Leite poderá estrear-se oficialmente com a camisola das 'águias'.

O guarda-redes brasileiro, que começou a temporada lesionado, tem ficado sempre na sombra de Vlachodimos, titular indiscutível e único totalista do Benfica (990 minutos). No entanto, face à habitual rotação feita pelos treinadores em jogos da Taça de Portugal, o guardião contratado esta época ao Boavista poderá ter uma oportunidade de ouro para impressionar Jorge Jesus e demonstrar que é uma alternativa válida para a baliza dos 'encarnados'.

Quem também poderá estrear-se é Jean-Clair Todibo. Nicolás Otamendi e Jan Vertonghen são a dupla mais utilizada no centro da defesa, mas as recentes críticas, face à forma como o Benfica sofreu nove golos em três jogos no espaço de uma semana, e a ausência de ambos devido aos compromissos das respetivas seleções, tem levado a equipa técnica a trabalhar alternativas.

Deste modo, é quase certo que Jesus deixe os internacionais belga e argentino de fora. Jean-Clair Todibo pode assim estrear-se ao lado de Jardel ou de Ferro. De relembrar que o reforço francês cedido pelo Barcelona teve um início de época azarado, devido a uma tendinopatia do Aquiles à direita, que o afastou das opções desde que chegou à Luz. Caso esteja totalmente apto para jogar no sábado, é bem provável que tal aconteça.

Recuperado de lesão, Álex Grimaldo poderá recuperar a titularidade no lado esqueredo da defesa, até porque o espanhol precisa de somar minutos para recuperar o ritmo competitivo, e o jogo contra o Paredes parece ser a opção mais provável para consolidar esse propósito.

Outras opções que têm tido poucos minutos, como Chiquinho, Pedrinho ou Cervi, podem ser lançados de início frente ao Paredes. Chiquinho, por exemplo, soma apenas 26 minutos nesta temporada, o que lhe garante o estatuto de terceiro jogador menos utilizado por Jorge Jesus. Tirando o lote de jogadores que ainda não se estreou por múltiplas razões - Todibo (lesionado), Morato (equipa B), Svilar, Samuel Soares e Helton Leite (guarda-redes) -, apenas Ferro (16') e Gonçalo Ramos (10') contabilizam menos minutos do que o ex-Moreirense.

No ataque, Darwin Núñez será, ao que tudo indica, um dos jogadores que Jorge Jesus deverá poupar na Taça de Portugal. O avançado regressou esta quinta-feira a Lisboa e fará nova ronda de testes de despistagem à COVID-19, depois do surto que eclodiu na seleção uruguaia. Na sua ausência, a escolha para liderar o ataque 'encarnado' deverá recair sobre Haris Seferovic. O avançado suíço até nem jogou esta semana, depois de a UEFA ter adiado o jogo com a Ucrânia, da Liga das Nações, pela existência de vários casos de COVID-19 na comitiva ucraniana.

Gonçalo Ramos, que disputou os três desafios dos Sub-21 mas nunca como totalista, também poderá ser uma das surpresas no onze 'encarnado'. O jovem avançado tem sido mais utilizado na equipa B, onde já leva sete golos, mas há muito que espreita uma oportunidade no plantel principal, onde apenas foi utilizado 10 minutos no desafio contra o Standard Liège, da Liga Europa.

Recorde-se que o Paredes-Benfica tem início marcado para as 21h15 de sábado.

Onze provável do Benfica
Onze provável do Benfica créditos: DR

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.