Depois do desaire frente ao Benfica, na final da Taça da Liga, onde os Dragões perderam por 3-0, o FC Porto regressou esta noite às vitórias, que tanto eram necessárias para a formação azul e branca, para erguer o orgulho dos actuais tetracampeões nacionais.
A equipa comandada por Jesualdo Ferreira marcou primeiro, com golo de Ruben Micael, aos 18 minutos, e o Rio Ave ainda empatou no primeiro tempo por intermédio de Bruno Moraes. Na segunda parte, FC Porto dilatou a vantagem com os tentos de Raul Meireles (53’) e Guarín (74’). Um resultado justo que premeia o esforço azul e branco.
Aos 18 minutos, Guarín trabalhou bem pela esquerda e cruzou para Falcao que rematou à figura de Carlos. Na recarga, o avançado portista decidiu deixar a bola para Ruben Micael e o madeirense atirou para fundo das redes.
Três minutos antes surgiu uma grande oportunidade para equipa da casa, quando Vítor Gomes rematou forte e o desvio de Alvaro Pereira dentro da grande área quase traiu o guardião Beto, obrigando a uma grande defesa.
Mas depois do golo o FC Porto ganhou mais confiança e colocou mais pressão no ataque. Aos 27 minutos, Raul Meireles rematou com força e rasteiro, já dentro da grande área, mas o guardião dos vila-condenses fez outra grande defesa. Na recarga, o internacional português ainda cabeceou mas sem grande perigo.
O golo do Rio Ave chegou pelo mérito da equipa de Vila do Conde e também pelo deficiente sector defensivo portista. Aos 35 minutos, Vítor Gomes executou um excelente trabalho individual ao parar de peito e assistiu Bruno Moraes que rematou rasteiro de primeira. Beto bem se esticou mas sem sucesso. Nota positiva para o médio vila-condense Vítor Gomes que fez uma primeira parte de grande nível. Do lado azul e branco, Fernando foi o que mais se destacou.
Já na segunda parte, aos 53 minutos, Raul Meireles marcou o segundo para os portistas. Guarín lançou Ruben Micael no ataque e o ex-Nacional da Madeira assiste Raul Meireles que, com simplicidade, rematou rasteiro para dentro da baliza de Carlos.
Depois do golo que deu vantagem ao terceiro classificado da I Liga, o Porto abrandou o ritmo e aí as duas equipas estiverem à espera do que o outro fazia.
O terceiro golo do FC Porto nasceu de uma boa triangulação entre Miguel Lopes (ex-Rio Ave), Guarín e Ruben Micael. O defesa Miguel Lopes cruzou da direita e, depois de um primeiro toque de Ruben Micael ao segundo poste, Guarín encostou para o fundo das redes.
O terceiro golo dos portistas matou completamente o jogo, deixando o Rio Ave sem fôlego.
A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal disputa-se a 14 de Abril no Estádio do Dragão, e com este resultado o FC Porto fica mais perto do Jamor.
Comentários