Com a vitória da última noite frente ao Académico de Viseu o FC Porto garantiu bilhete para a final da Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo,  à espera de ter melhor sorte que na última época quando perdeu no Jamor para o Sporting depois de um desempate por grandes penalidades.

Mas para a sorte ser melhor que no ano anterior, terá de ser escrita uma nova página na enorme rivalidade entre FC Porto e Benfica. Isto porque o Benfica, apesar do empate da última terça frente ao Famalicão, beneficiou do resultado da 1.ª mão e já tinha garantido a passagem para o Jamor, pela primeira vez desde 2017.

Benfica e FC Porto na final do Jamor não é raro: irá acontecer pela décima vez, naquela que é a 80.ª edição da Prova Rainha.

Os dados mostram uma tendência encarnada nas nove finais já jogadas.

Nove jogos traduzem-se em oito vitorias do Benfica e apenas uma do FC Porto sendo que o resultado que se destaca é a vitória 'encarnada' de 5-0 na primeira vez que as duas equipas se defrontaram na final, em 1953 e o 6-2 do Benfica em 1964. O FC Porto venceu apenas em 1958 graças a um golo solitário de Hernâni aos 52 minutos. 

Nos golos marcados e sofridos, como manda a lógica devido ao número de vitórias, o Benfica leva vantagem, mas uma vantagem bem pesada.

Nas finais da Prova Rainha frente ao FC Porto o Benfica marcou já 22 golos, contra apenas seis apontados pelos 'dragões'.

Além do Jamor, as Antas

Das nove finais entre as duas equipas, oito foram no Estádio Nacional, no Jamor, mas uma delas fugiu a essa regra...

Em 1983, Benfica e FC Porto chegaram à final da Taça que estava marcada para o Estádio das Antas. Contudo, o Benfica recusava-se a jogar no Porto e o FC Porto recusava-se a jogar noutro sitio que não as Antas.

Depois de muita polémica, a final acabou por ser jogada apenas em agosto de 1983, no Estádio das Antas. O Benfica acabou por vencer por 1-0 graças a um golaço de Carlos Manuel aos 20 minutos.

A história das finais da 'Taça' entre 'dragões' e 'águias' ganha uma nova página no próximo dia 24 de maio, no Estádio Nacional, no Jamor. O Benfica poderá conquistar a sua 27.ª Taça, pela nona vez frente ao FC Porto caso ganhe pela primeira vez esta época frente aos 'dragões'.

Já o FC Porto vai procurar fazer o 3 em 3 no Jamor, vencendo o Benfica nos três jogos* entre os dois esta época. Além disso, vai querer contrariar a história e vencer o Benfica, pela segunda vez numa final da 'Prova Rainha'.

*As duas equipas têm ainda a hipótese de se defrontarem na Liga Europa

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.