O Benfica procura fechar a época futebolística 2013/2014 com chave de ouro, ao defrontar na final da Taça de Portugal uma equipa do Rio Ave que tentará fazer história e conquistar pela primeira vez o troféu.

A equipa lisboeta regressa ao palco onde, há um ano, terminou em pesadelo a temporada anterior, saindo derrotada do Estádio Nacional pelo Vitória de Guimarães (2-1), poucos dias depois de ter perdido a final da Liga Europa para o Chelsea e o título nacional para o rival FC Porto.

Tal como aconteceu na época passada frente aos minhotos, o Benfica, recordista de títulos na Taça de Portugal, com 24 troféus, defronta um adversário que nunca venceu a competição, quatro dias depois de voltar a perder a final da Liga Europa, desta vez frente ao FC Sevilha.

A grande diferença é que hoje os “encarnados” subirão ao relvado do Estádio Nacional, a partir das 17:15 horas, com o título nacional no “bolso” e a vitória na Taça da Liga, conquistada, precisamente, frente ao Rio Ave, com um triunfo por 2-0.

O Benfica pode, inclusive, tornar-se a primeira equipa a conquistar os três títulos nacionais e a 10.ª “dobradinha” do seu historial (campeonato e Taça de Portugal), o que aconteceu pela última vez há 27 anos.

Para o jogo decisivo da 74.ª edição da prova, o treinador benfiquista, Jorge Jesus, já poderá contar com três jogadores influentes que estiveram ausentes da final de Turim devido a suspensão, o médio Enzo Perez e os avançados Markovic e Salvio.

O Benfica, que procura o 25.º título em 35 finais, e o Rio Ave, em busca do primeiro, à segunda tentativa, defrontam-se hoje, a partir das 17h15, no Estádio Nacional, no Jamor, com arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco.