O jogo está taco a taco. Com boas oportunidades para ambas equipas ao longo de toda a primeira parte. A equipa comandada por Jesualdo Ferreira marcou primeiro, com golo de Ruben Micael, e o Rio Ave empatou depois por intermédio de Bruno Moraes.

Aos 18 minutos, Guarín trabalhou bem pela esquerda e cruzou para Falcao que rematou à figura de Carlos. Na recarga, o avançado portista decidiu deixar a bola para Ruben Micael e o madeirense atirou para fundo das redes. Foi o primeiro golo do médio ofensivo ao serviço do FC Porto.

Três minutos antes surgiu uma grande oportunidade para equipa da casa, quando Vítor Gomes rematou forte e o desvio de Alvaro Pereira dentro da grande área quase traíu o guardião Beto, obrigando a uma grande defesa.

Mas depois do golo o FC Porto ganhou mais confiança e colocou mais pressão no ataque. Aos 27 minutos, Raul Meireles rematou com força e rasteiro, já dentro da grande área, mas o guardião dos vila-condenses fez outra grande defesa. Na recarga, o internacional português ainda cabeceou mas sem grande perigo.

O golo do Rio Ave chegou pelo mérito da equipa de Vila do Conde e também pelo deficiente sector defensivo portista. Aos 35 minutos, Vítor Gomes executou um excelente trabalho individual ao parar de peito e assistiu Bruno Moraes que rematou rasteiro de primeira. Beto bem se esticou mas sem sucesso. Nota positva para o médio vila-condense Vítor Gomes que fez uma primeira parte de grande nível.

O FC Porto continua a mostrar um futebol previsível, ao contrário do Rio Ave, que mesmo com as suas limitações, tem demonstrado garra e ambição.