O FC Porto, detentor do troféu, é o principal candidato à conquista da Taça de Portugal de hóquei em patins, em Tomar, na ‘final four’ que que reúne ainda Valongo, Sporting de Tomar e Riba d’Ave (II Divisão).

O ‘outsider’ Riba d’Ave é o adversário do FC Porto, no primeiro jogo das meias-finais, agendado para as 15:00 de sábado, após o que AD Valongo e SC Tomar, pelas 19:45, disputarão a segunda vaga em aberto para a final de domingo.

O Riba d’Ave, clube que terminou na primeira posição a Zona Norte da II Divisão, conquistando a subida direta à I Divisão, é o inesperado finalista da ‘final four’ a disputar em Tomar.

O FC Porto, que no seu trajeto para a ‘final four’ afastou o Benfica nos quartos de final e o campeão nacional Sporting no ‘oitavos’, é ainda o único clube, dos quatro finalistas, que já ergueu o troféu.

Os ‘dragões’ lideram o ‘ranking’ de conquistas na Taça de Portugal com 16 triunfos, seguidos de perto pelo Benfica, com 15, e à distância por Sporting e Óquei de Barcelos, ambos com quatro.

Os portistas garantiram a qualificação para a ‘final four’ com um triunfo por 5-2 sobre o Benfica, depois de na ronda anterior terem eliminado o Sporting, em Alvalade, nas grandes penalidades (3-0), depois de 5-5 no prolongamento e 3-3 no fim do tempo regulamentar.

O adversário do FC Porto nas meias-finais é o surpreendente Riba d’Ave, que afastou nos quartos de final o Valença, no prolongamento, por 5-4, depois de empate a 4-4.

O Valongo chega à fase decisiva de atribuição do troféu depois de eliminar o Marinhense, da II Divisão – Zona Sul, com um triunfo por 4-1, e vai disputar o acesso à final frente ao anfitrião Sporting de Tomar, finalista vencido da última edição.

Os tomarenses carimbaram o acesso à ‘final four’ com um triunfo tranquilo por 7-2 sobre o HC Maia, que era o único clube sobrevivente da III Divisão nos quartos de final.

O FC Porto fechou no último sábado o campeonato com um triunfo por 13-2 frente ao Infante de Sagres, no Dragão Caixa, numa partida que serviu já para o treinador Guillem Cabestany preparar a participação na ‘final four’ de Tomar.

Já Valongo e SC Tomar, que se vão defrontar nas meias-finais da Taça de Portugal, despediram-se do campeonato nacional com derrotas, em casa do Valença, por 7-5, e Paços de Arcos, por 3-2, respetivamente.

O FC Porto, que terminou em terceiro o campeonato nacional, com os mesmos 67 pontos do Benfica (2.º) e a dois do campeão Sporting, regista quatro vitórias nos jogos realizados esta época com os outros finalistas (excetuando o Riba d’Ave, que não defrontou por ser de outro escalão).

Os portistas venceram por duas vezes o Sporting de Tomar, por 5-2 fora, na segunda jornada, e por 5-0 em casa, para a 15.ª, e a AD Valongo, por 5-3 fora, para a sexta ronda, e por 9-2 em casa, para a 19.ª.

O saldo entre Valongo e Tomar é mais equilibrado, com cada uma das equipas a vencer a outra no seu jogo em casa. A AD Valongo venceu o Sporting de Tomar, por 6-4, para a 10.ª jornada, e perdeu por 2-4 como visitante, para a 23.ª.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.