O FC Porto visita o Lusitano de Évora na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol e Fernando Gomes, representante dos ‘dragões' no sorteio, expressou a satisfação por reencontrar um emblema com o qual se cruzou nas conquistas portistas.

"Vamos recuperar um jogo da década de 50 e 60, em que dois dos nossos 27 títulos conquistados foram disputados com o Lusitano de Évora. Respeitando todos os adversários, a ambição é um dos pilares da nossa identidade e encaramos todos os jogos para vencer. É com essa abordagem que vamos para a festa, para vencer", disse o dirigente do FC Porto.

No sorteio hoje realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, na qual se definiram os 32 jogos da eliminatória agendada para 15 de outubro, entre os quais o Olhanense-Benfica e o Oleiros-Sporting, esteve também presente o presidente da SAD do clube alentejano, Nuno Rodrigues, que manifestou a sua satisfação por viver a ‘festa da Taça' diante de um dos ‘grandes'.

"É óbvio que para nós a importância deste jogo é extrema. Toda a gente conhece o Lusitano Ginásio Clube dos tempos idos. É um projeto em recuperação. Será uma grande festa receber o FC Porto, a equipa em melhor forma a nível nacional, mas isso não lhes garante a vitória", declarou Nuno Rodrigues, logo após o sorteio.

O histórico clube eborense está agora nos Distritais, mas competiu na primeira divisão do campeonato nacional entre 1952/53 e 1965/66. Questionado sobre a vontade de repetir duelos históricos e de uma eventual surpresa na Taça, Duarte Machado, treinador do Lusitano de Évora, rejeitou qualquer preocupação com o resultado.

"Não vou falar sequer em ganhar, perder ou empatar. Os meus jogadores vão ter a oportunidade de jogar contra uma grande equipa e isso é o mais importante. Não sei quem vai jogar, se são os 11 mais fortes ou outros 11, é igual. O FC Porto só tem jogadores de excelência", frisou, considerando os dragões "a melhor equipa portuguesa" da atualidade.

Outro dos jogos de destaque desta eliminatória é o embate entre Oleiros (Série C do Campeonato Portugal) e Sporting, com os ‘leões', pela voz do seu diretor, André Geraldes, a vincar a ambição do Sporting de seguir em frente na competição.

"O Sporting vai respeitar todos os adversários em todas as competições da mesma forma. A nossa mentalidade é a mesma de sempre: ganhar. Vamos tentar fazer o nosso melhor", assegurou.

Nesta terceira eliminatória da competição, os 18 clubes da I Liga de futebol atuam todos fora de portas e não podiam, por isso, cruzar-se. Os encontros desta ronda estão marcados para o dia 15 de outubro.