Os "dragões" venceram na temporada passada o Paços de Ferreira na final e ergueram a Taça de Portugal pela 14.ª vez, enquanto os "leões" somam mais um troféu, ainda assim ambos ficam atrás do Benfica, líder no ranking, com 24, mas já impossibilitado dessa conquista este ano.

O FC Porto, que vem de uma goleada na Madeira sobre o Nacional (4-0), para o campeonato, não vai contar com Bruno Alves, Raul Meireles, Cristian Rodriguez, Hulk ou Helton, enquanto o Sporting, que perdeu em Braga (1-0), joga sem Vukcevic e Yannick Djaló.

Pedro Mendes, recentemente resgatado ao Glasgow Rangers, não se vai estrear igualmente no Dragão.

Quando subirem ao relvado, as equipas carregam uma história de 20 eliminatórias na Taça de Portugal e um total de 35 jogos, com o FC Porto a dominar, com 12 apuramentos contra oito do rival.

Em termos globais, o confronto directo revela, no entanto, um equilíbrio maior, com 12 vitórias para os portistas e 11 para os sportinguistas, além de 12 empates e uma curta vantagem "azul e branca" em golos (47-45).

A igualdade também se destaca nas quatro finais disputadas entre ambos, com os troféus repartidos equitativamente: as três primeiras precisaram de segundo jogo (finalíssima) e a última, há duas épocas, apenas foi resolvida na segunda parte do prolongamento, favorável aos "leões", com um "bis" do brasileiro Rodrigo Tiuí, já fora de Alvalade

A partida, agendada para as 20:45, é arbitrada por Paulo Baptista, de Portalegre.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.