O tetracampeão FC Porto está a seis pontos da liderança de Sporting de Braga e Benfica, que no sábado venceu na recepção ao Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting ficou a irrecuperáveis 15, após a derrota de sexta-feira no Minho frente ao comandante.

Face à pressão de conquista de títulos pelos "grandes", a Taça de Portugal surge assim como uma prova ainda mais apetecida e a captar mais atenção: ambos sabem que o triunfo aumenta substancialmente as possibilidades de êxito na competição.

No Dragão vão defrontar-se equipas em momentos e estado de espírito antagónicos.

O FC Porto, que ainda persegue o sonho do título, está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e nas "meias" da Taça da Liga, surge com a responsabilidade de defender o troféu conquistado na época passada frente ao Paços de Ferreira.

Após a derrota em Braga, o Sporting ficou a 15 pontos do líder e o título passou a ser uma miragem. Ser afastado da Taça de Portugal constituirá novo rude golpe na equipa de Carlos Carvalhal, que assim ficaria com a ambição reduzida à Liga Europa e Taça da Liga.

Em teoria, o favoritismo pende para os "dragões", até porque jogam em casa, mas nestes desafios não há lógica e o Sporting vem de uma animadora sequência de triunfos, só agora interrompida pela derrota em Braga.

O FC Porto, que persegue o 15.º título, e o Sporting, que deseja o 16.º (o Benfica, já eliminado, comanda com 24 troféus), surgem como os teóricos grandes favoritos ao triunfo, a par do surpreendente Sporting de Braga, que lidera a Liga e sonha com um segundo troféu na Taça, depois do triunfo em 1996.

A equipa de Domingos Paciência tem sido a grande revelação da época no futebol português, pois persiste em liderar o campeonato e mantém intacta a ambição na Taça de Portugal, com francas possibilidades de apuramento, uma vez que joga em casa, na quarta-feira, com o Rio Ave, oitavo classificado do campeonato.

No mesmo dia, o Pinhalnovense, singular resistente da II Divisão, surge como o grande "outsider", mas tem legítimas ambições para continuar a sonhar, pois joga no seu terreno, no caso frente à Naval 1.º de Maio (10.ª na Liga).

Na quinta-feira, o finalista vencido da época passada, o Paços de Ferreira (11.º na Liga), ameaça nova presença nas meias-finais, pois o sorteio ditou que vai receber o Desportivo de Chaves, o único representante da Liga de Honra, na qual ocupa o sétimo lugar.

Lista de encontros dos quartos de final da Taça de Portugal:

- Terça-feira, 02 fev:

FC Porto (L) - Sporting (L), 20:45.

- Quarta-feira, 03 fev:

Pinhanovense (II) - Naval 1.º de Maio (L), 14:30.

Sporting de Braga (L) - Rio Ave (L), 18:15.

- Quinta-feira, 04 fev:

Paços de Ferreira (L) - Desportivo de Chaves (LH), 20:15.