João Pinheiro foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar a final da Taça de Portugal entre SC Braga e FC Porto, no domingo.

O árbitro da AF Braga vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia enquanto Manuel Oliveira é o quarto árbitro. Nuno Almeida estará no VAR, com o auxílio de Hélder Malheiro (AVAR 1) e de André Campos (AVAR 2).

Esta época, o árbitro esteve no jogo entre Sporting de Braga e FC Porto, da 25.ª jornada da I Liga de futebol, disputado em Braga, que terminou com um empate sem golos.

Antes, João Pinheiro já tinha arbitrado o jogo entre SC Braga e Benfica (3-0) e entre Gil Vicente e SC Braga (0-1), também do campeonato.

Em jogos do FC Porto, João Pinheiro arbitrou ainda a visita a Arouca (0-1) e ao Gil Vicente (0-2), e a receção ao Benfica (derrota por 1-0), bem como a final da Taça da Liga desta temporada, em que os ‘dragões’ venceram o Sporting (2-0), em Leiria.

A final da Taça de Portugal de domingo é o quarto jogo das competições nacionais em que se decide um troféu com arbitragem de João Pinheiro, depois da Taça da Liga desta época (FC Porto) e a de 2018/19 (Sporting), mas também da Supertaça de 2021 (Sporting).

O FC Porto procura juntar a conquista da Taça de Portugal, que seria a sua 19.ª, à Taça da Liga e Supertaça, ainda no início da época, enquanto o SC Braga tenta a sua quarta vitória na competição.