O antigo jogador do Sporting José Eduardo afirmou esta sexta-feira que a época do Sporting está dependente da conquista da Taça de Portugal, admitindo que cabe a quem está por dentro analisar o trabalho do treinador Marco Silva.

"Se ganharmos a Taça não é uma época perdida. Caso contrário, penso que é uma época sofrida e, por isso, negativa. O terceiro lugar [do campeonato] não é o lugar que convém ao Sporting e depois não ganhando outros títulos, obviamente que é uma época frustrada e frustrante para nós" afirmou à margem do Estoril Open em ténis.

Depois de se ter envolvido numa polémica com o treinador Marco Silva, chegando mesmo a afirmar que este tinha "uma agenda própria" e "interesses próprios" diferentes dos do clube, José Eduardo admite que a continuidade do treinador no clube, que tem sido debatida nos últimos dias, deve ser tratada internamente e não por pessoas que estão de fora. Uma eventual vitória na Taça de Portugal pode ser "importante, mas não definitiva" para a continuidade do treinador.

"É uma questão difícil de responder [a continuidade ou não de Marco Silva]. Não se pode fazer uma análise de fora para dentro, mas sim de dentro para fora. E eu não estou por dentro. Quem está por dentro são os responsáveis e, portanto, na ausência de dados é melhor não darmos opinião. Às vezes vejo gente a dar opinião ligeira e esta é uma opinião sensível", disse.

José Eduardo disse ainda que, salvo diferenças específicas para FC Porto e Benfica, não vê o Sporting em nada inferior aos principais rivais e que vê em Marco Silva muitas qualidades, mas ainda com potencial para evoluir.

O Sporting vai disputar no próximo dia 31 de maio a final da Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga, depois dos minhotos terem garantido na quinta-feira a presença no Jamor, num jogo em que José Eduardo vê o Sporting como claro favorito.

"Com todo o respeito pelo Sporting de Braga, penso que somos favoritos na final da Taça. Temos é que confirmar nesse jogo o nosso favoritismo e conquistar o título", concluiu.