O Desportivo das Aves tornou-se hoje o 13.º clube a conquistar a Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Sporting por 2-1, na final da 78.ª edição da prova, disputada no Estádio do Jamor, em Oeiras.

O avançado Alexandre Guedes, de 24 anos, foi o ‘herói’ dos comandados de José Mota, ao ‘bisar’, aos 16 e 72 minutos, enquanto o suplente colombiano Montero marcou o golo do conjunto de Jorge Jesus, aos 85.

O Desportivo das Aves, que nunca tinha vencido o Sporting, sucede no palmarés da prova ao Benfica, enquanto os ‘leões’ somaram o 12.º desaire, em 28 finais, numa semana em que só treinaram uma vez, após as agressões a jogadores, em Alcochete.

No final do jogo, o treinador do Desportivo das Aves, José Mota, mostrou-se naturalmente satisfeito com a conquista do troféu

"Trabalhámos muito para chegar a este momento e sermos felizes. Estes jogadores sonharam um pouco acordados, tinham uma vontade enorme de ganhar a Taça. Hoje foi talvez o jogo mais fácil de dirigir e preparar, porque a motivação era tanta que só de olhar para os jogadores sentíamos uma confiança enorme", começou por dizer José Mota em declarações à RTP.

"Aquela moldura humana tem-nos acompanhado sempre. Dou graças a Deus por estar a viver este momento e ter esta família maravilhosa", sentenciou o técnico do Desportivo das Aves sobre o apoio que a equipa recebem das bancadas.