O Farense é a única equipa do Campeonato de Portugal que já garantiu um lugar nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Os ´leões de Faro` podem ter a companhia do Caldas caso a formação da Serie D do Campeonato de Portugal afaste a Académica, seu oponente, num encontro agendado para 30 de dezembro.

Única equipa do 3.º escalão com entrada nos ´quartos` da Taça

Para já, é na Taça de Portugal que vais surpreendendo. Começou por eliminar o Estrelas de Vendas Novas, do Campeonato de Portugal, com um 7-1 no velhinho São Luís. Seguiu-se uma vitória fora por 3-2 frente ao Amora, antes de derrubar o primeiro clube da I Liga. Na 3.ª eliminatória bateu o Estoril por 1-0 e casa, naquela que foi uma das surpresas dessa ronda. Na quarta ronda afastou o Leixões, da II Liga, vencendo por 2-1 e na derradeira eliminatória, disputada esta quarta-feira, eliminou o Praiense nos Açores por 1-0.

Uma vitória espetacular, que faz lembrar o Farense de antigamente. A comitiva é esperada esta quinta-feira em Faro e os adeptos já preparam uma receção apoteótica, depois de alguma ´turbulência` nos Açores. É  que depois de afastar o Praiense, houve troca de insultos entre jogadores das duas equipas no caminho para os balneários. Depois, quando a comitiva deixou o estádio, tinha um grupo de adeptos do Praiense à sua espera, com insultos e ameaças. Foi preciso intervenção policial para evitar males maiores.

Mas nem só de Taça vive o atual Farense. O clube lidera a Serie E do Campeonato de Portugal com 34 pontos, mais quatro que o segundo colocado, o Pinhalnovense. De recordar que só os dois primeiros colocados de cada uma das cinco séries passam a fase seguinte onde vão disputar o play-off de promoção à II Liga.

A defesa tem sido o melhor ataque da equipa orientada por Rui Duarte. Na Série E do Campeonato de Portugal, o Farense só averbou quatro golos em 13 jogos. Soma 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Rui Duarte comandas as ´tropas`, com ajuda dos veteranos Neca e Jorge Ribeiro

O grande responsável pela excelente campanha da equipa de Faro é Rui Duarte, curiosamente um antigo atleta do Olhanense que terminou a sua carreia de jogador no Farense em 2014/2015, depois de nove temporadas no Olhanense. O antigo médio está a fazer um excelente trabalho, a ressuscitar o ´gigante` do Algarve, que sonha regressar ao convívio dos ´grandes` do futebol português. O clube atravessou uma grave crise desportiva e financeira e depois de cair até a 2ª Divisão Distrital de Faro, tem vindo a subir gradualmente.
Rui Duarte conseguiu criar um grupo homogéneo, onde se mistura a experiência com a Juventude. Na defesa pontifica o lateral esquerdo Jorge Ribeiro, atualmente com 36 anos. O irmão de Maniche, já passou por clubes como Benfica, Boavista e Desportivo da Aves. Vai na sua segunda época no clube.

Outro veterano do plantel é o médio Neca, agora com 37 anos. Neca despontou na Primeira Liga no Belenenses, tendo também dado nas vistas no Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães. Depois de umas épocas na Turquia, no Ankaraspor e Konyaspor, o médio voltou a Portugal e já vai na sua quarta época no Farense, depois de uma no Pinhalnovense. O médio Livramento (35 anos), que já passou por Boavista, Leixões e Rio Ave é outro dos veteranos do plantel, com experiência de Primeira Liga.

A carreira de treinador de Rui Duarte começou em 2015/2016 como adjunto no Farense, onde esteve até a época seguinte, altura em que assumiu mesmo o comando técnico da equipa em cinco jogos, tendo somado três vitórias.

A breve prazo, o objetivo da equipa passa por lutar pela subida à II Liga, antes de pensar no sonho de regressar ao convívio dos grandes, onde já brilhou, nos tempos de Paco Fortes. Para já, continua o sonho da Taça.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.