O treinador do Sporting, Marco Silva, apenas por uma vez superou o FC Porto, alcançando o triunfo precisamente no Dragão, onde os dois conjuntos vão disputar o clássico da Taça de Portugal de futebol, no sábado.

O atual "timoneiro" sportinguista, de 37 anos, que iniciou a carreira de treinador em 2011, ao serviço do Estoril-Praia, defrontou o FC Porto em oito ocasiões, a última das quais há três semanas, em Alvalade, somando uma vitória, três empates e quatro derrotas.

De resto, foi no palco onde os dois rivais vão disputar a terceira eliminatória da Taça que o técnico conquistou o único triunfo deste historial, então ao comando dos estorilistas, que venceram a partida do campeonato passado pela margem mínima (1-0), graças à grande penalidade convertida pelo atual médio portista Evandro.

Essa foi a última de quatro visitas ao Dragão, onde anteriormente Marco Silva tinha averbado três desaires, o último nos quartos de final da Taça da temporada anterior, quando o franco-argelino Ghilas sentenciou a reviravolta portista diante do Estoril-Praia, a três minutos do fim (2-1).

Nas outras duas deslocações ao Dragão, igualmente ao serviço dos "canarinhos", também perdeu, primeiro na fase de grupos da Taça da Liga 2011/12 (1-0) e, na época seguinte, em jogo do campeonato nacional (2-0).

Já no que diz respeito às receções ao FC Porto, contam-se três empates e uma derrota, nos quatro encontros em que participou.

No que respeita aos confrontos do espanhol Julen Lopetegui com o Sporting e com Marco Silva, estes resumem-se à igualdade a um golo no encontro de há três semanas, da sexta jornada da I Liga, disputado em Alvalade.

Os “leões” marcaram primeiro, por intermédio do lateral esquerdo argentino Jonathan Silva, em estreia, mas, na segunda parte, os “dragões” restabeleceram a igualdade, graças a um autogolo do central francês Sarr.

O encontro de sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 17:00, marca a estreia dos dois emblemas na presente edição da Taça de Portugal.