Declarações de Francisco Conceição, extremo do FC Porto, e de Pepê, médio dos azuis e brancos, após o triunfo frente ao Vitória Sport Clube por 3-1.

Pepê

Análise ao jogo: "Foi uma vitória muito importante, vínhamos de resultados negativos. Em nossa casa estávamos a dever-nos melhor a nós e aos nossos adeptos. Conseguimos fazer um bom jogo, mantivemos a cabeça e a tranquilidade. Sabíamos que, se fizéssemos o que trabalhámos e mantivéssemos a calma, conseguiríamos um bom resultado. Foi o que aconteceu, fizemos um excelente resultado e alcançámos mais uma final."

Entrar no jogo a perder: "Sabíamos que ia ser difícil, que já tínhamos perdido com eles aqui em casa. O golo no começo mexeu conosco, mas mantivemos a cabeça no lugar e conseguimos fazer a reviravolta."

Veja as melhores imagens do jogo

E agora o Sporting na final: "Vai ser difícil, mas é muito importante. Um clube como o FC Porto tem que lutar por todos os títulos e conseguimos agora ir a mais uma final. Temos de continuar a trabalhar para irmos atrás deste título e terminar a época em grande."

Chega aos sete golos e consegue a sua melhor marca no FC Porto: "O mister cobra-me bastante, diz para eu entrar dentro de área e procurar golos. Sei que no início não fazia tantos golos. Ultrapassei a minha melhor média de golos, estou a marcar muito e a ajudar a equipa"

Como se sente a nível individual? "Sinto-me feliz, senti que pude ajudar a equipa. Sei que posso fazer mais, mas hoje sei que, não só eu mas toda a equipa fez um grande jogo. Foi essencial para alcançarmos a final"

Francisco Conceição

Esta foi uma resposta a uma fase difícil no FC Porto? "Sem dúvida, era preciso dar uma resposta. Vínhamos de um período difícil porque infelizmente as coisas não surgiram nos últimos jogos, mas entrámos neste jogo a sofrer. Ficou difícil, ainda para mais para quem vem de um mau momento, mas mostrámos que para representar este símbolo é preciso dar a vida. Acho que demos a volta ao marcador de forma categórica. Criámos ocasiões, conseguimos golos. Fizemos o normal, que é chegar à final da Taça de Portugal. Agora falta conseguir um título que tanto pretendemos conquistar"

Sofrer no 1.º minuto podia levar à instabilidade emocional que Diogo Costa falou após a última derrota? "Sofrer o golo podia fazer com que a equipa entrasse numa espiral negativa, se descontrolasse e desconfiasse do valor, mas não foi isso que aconteceu. Mostrámos uma boa atitude, queremos ganhar esta competição e não nos imaginamos numa época sem ganhar um título. Vamos à procura dele com tudo o que temos. Agora vem o campeonato, queremos acabar bem".

Conquistar a Taça salva a época? "Sabemos que internamente o campeonato não o podemos ganhar, não estivemos à altura do FC Porto, mas podemos ganhar a Taça e fizemos uma grande Liga dos Campeões. Com sorte, podíamos estar hoje a disputar a Champions. Agora, há que olhar para a frente e mostrar que este clube vive de vitórias e títulos."

Comentários aos quatro jogadores afastados por Conceição: "Não quero muito entrar por aí. Somos um grupo forte e damo-nos todos muito bem. Sabemos que o clube é exigente e temos de continuar com a nossa união para arrecadar vitórias nos jogos que faltam."

O FC Porto avançou hoje para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

No Estádio do Dragão, no Porto, os portistas, que tinham uma vantagem de 1-0 da primeira ‘mão’, entraram a perder, com Afonso Freitas a marcar quando estava decorrido exatamente um minuto de jogo, mas deram a volta ao marcador, com golos de Taremi (26), de grande penalidade, Francisco Conceição (45+5) e Pepê (75).

Na final da Taça de Portugal, agendada para 26 de maio, o FC Porto, que tem 19 troféus na competição, vai defrontar o Sporting, que afastou o Benfica na outra meia-final.