O Desportivo das Aves tornou-se hoje o 13.º clube a conquistar a Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Sporting por 2-1, na final da 78.ª edição da prova, disputada no Estádio do Jamor, em Oeiras.

O avançado Alexandre Guedes, de 24 anos, foi o ‘herói’ dos comandados de José Mota, ao ‘bisar’, aos 16 e 72 minutos, enquanto o suplente colombiano Montero marcou o golo do conjunto de Jorge Jesus, aos 85.

O Desportivo das Aves, que nunca tinha vencido o Sporting, sucede no palmarés da prova ao Benfica, enquanto os ‘leões’ somaram o 12.º desaire, em 28 finais, numa semana em que só treinaram uma vez, após as agressões a jogadores, em Alcochete.

No final do jogo com o Sporting, Quim, de 42 anos, recusou o rótulo de 'herói' e preferiu dar os louros da vitória a todos os companheiros de equipa.

"O herói não sou eu, mas sim estes jogadores todos. Depois de uma época difícil, estas pessoas merecem. Quando fui para a Vila das Aves, prometi às pessoas que iria tentar pôr o clube na Primeira e isso foi conseguido. Uma final e ser vencedor da Taça não entrava nos meus objetivos. Felizmente aconteceu. Parabéns a este grupo a estas pessoas fantásticas", começou por dizer Quim em declarações à RTP.

"Tentámos encarar o jogo com normalidade. Sabíamos que o adversário estava num momento difícil, mas se pensássemos que iria ser mais fácil não ganharíamos. Encarámos o Sporting como uma grande equipa, com grande valor e grandes jogadores. Só dessa forma conseguimos ganhar e fazer o jogo que fizemos. Fomos um vencedor justíssimo. E quero dizer de novo: o clube está de parabéns, estas pessoas e esta direção, que tem feito tudo por nós. Só temos de agradecer", acrescentou o guarda-redes do Desportivo das Aves.

"Não imagino [a festa que vai ser] Agora vamos festejar. A Vila das Aves tem muita gente. Lembro-me quando subimos que nunca tinha visto tanta gente. Felizmente nessa altura conseguimos a subida e agora será outra festa, melhor e maior", frisou o guarda-redes de 42 anos sobre os festejos.

Questionado sobre se esta vitória tinha tido algum sabor a 'vingança' depois de Jorge Jesus o ter afastado do Benfica, Quim escusou-se a alimentar polémicas.

"De maneira alguma. Faço o melhor que posso. São opções de cada um. Felizmente hoje sou vencedor", sentenciou.