O Vitória de Guimarães venceu, esta quarta-feira, o Belenenses por 0-2, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se disputou no Estádio do Restelo, em Belém. Ricardo, de 19 anos, bisou no encontro, colocando a equipa minhota mais perto da final do Jamor.
A primeira meia hora correu melhor para a equipa da casa, com o Belenenses a mostrar a sua irreverência, que o coloca nesta altura no primeiro lugar da II Liga, mas foi a formação vimaranense que se adiantou no marcador, contra a corrente do jogo.
Ao minuto 29, num bom passe em profundidade de Leonel Olímpio a servir Ricardo, o jovem médio do Vitória ganhou o lance a Nélson e rematou, já dentro da área, rasteiro para o fundo da baliza de Filipe Mendes, sem hipóteses de defesa.
Até ao intervalo no Restelo não houve mais golos e a experiência de uma equipa da I Liga predominava perante a vontade e garra do Belenenses.
A etapa complementar, e após uma primeira parte com muito ritmo, iniciou-se com um nível mais frouxo, até que, entre o minuto 58 e o 65, o Belenenenses ameaçou a baliza de Douglas por duas vezes. No primeiro lance, Diakité tinha tudo para marcar mas cabeceou mal e depois foi vez de Diawara falhar o alvo, também num cabeceamento.
Com estes dois lances, a equipa de Mitchel van der Gaag galvanizou-se mas a perspicácia vimaranenses voltou a "tramar" a equipa de Belém. A perspicácia e Ricardo. O número 21 do Vitória bisou, aos 76 minutos, no encontro com um cabeceamento certeiro, após livre de Crivellaro, que tinha entrado há pouco tempo no encontro.
O Vitória de Guimarães vence por 0-2 no Restelo e tem um pé e meio no Jamor.
O vencedor desta eliminatória encontrará na final Benfica ou Paços de Ferreira, sendo que os "encarnados" levam vantagem, depois do triunfo na Mata Real (2-0), na primeira mão.
A segunda mão destas meias-finais está agendada para 17 de abril, enquanto a final da Taça de Portugal de 2013 está marcada para 26 maio, no Estádio Nacional.