Depois de ultrapassar o Vianense na 2.ª eliminatória, o Portimonense viu o sorteio colocar-lhe o Sporting CP no caminho da próxima fase da Taça de Portugal. Um teste de máxima exigência para os algarvios, atualmente no segundo escalão do futebol português, mas há quem guarde excelentes memórias dos embates frente ao emblema leonino na prova rainha.

Ricardo Pessoa, técnico do conjunto de Portimão, sabe bem como 'domar leões' no caminho rumo ao Jamor. Enquanto jogador, o agora timoneiro da turma do sul do país conseguiu a proeza de afastar duas vezes a formação de Alvalade da Taça.

A primeira aconteceu ainda na fase em que dava os primeiros passos no futebol profissional. Na época 2003/04, com apenas 21 anos e a representar o Vitória FC, Pessoa fez parte da equipa que foi a Alvalade vencer o Sporting, por 1-0, e vestir a pele de tomba-gigantes. Os sadinos, treinados por Carlos Carvalhal, levaram a melhor sobre os comandados de Fernando Santos. O brasileiro Orestes, logo no arranque da partida (7’), apontou o único golo.

Quase nove anos depois, mas desta vez ao serviço do Moreirense, Ricardo Pessoa voltou a ser 'carrasco' dos verdes e brancos. No estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, os da casa, de Jorge Casquilha, venceram (3-2) uma equipa onde figurava Oceano Cruz como treinador. Pablo Olivera (2) e Wágner foram os marcadores de serviço para os cónegos, enquanto Fito Rinaudo e Van Wolfswinkel faturaram do lado do Sporting.

Já esta sexta-feira, em Portimão, Ricardo Pessoa vai tentar repetir estes feitos e causar surpresa na Taça de Portugal. O pontapé de saída entre Portimonense e Sporting está agendado para às 20h15.