O está nos quartos de final da Taça de Portugal, depois de levar a melhor sobre o no desempate por penáltis no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

Pedro Nuno marcou primeiro para os visitantes, logo aos nove minutos, mas Hugo Gomes empatou ainda antes do intervalo e o resultado não sofreu mais alterações até ao final dos 90 minutos, apesar de o Rio Ave ter ficado muito perto do golo a fechar a segunda parte.

O encontro seguiu, então, para prolongamento mas, nos 30 minutos extra, o cansaço veio ao de cima nas duas equipas e escassearam os lances de perigo.

Assim, tudo foi decidido nos penáltis. Na primeira série de cinco houve apenas um falhanço para cada lado e depois, no 'mata mata', os vilacondenses foram mais felizes. Depois de marcar para os da casa, ao sétimo penálti, Chima acertou na trave para os visitantes e tudo ficou decidido.

O Rio Ave torna-se, assim, na segunda equipa da II Liga a garantir um lugar nos quartos de final da Taça, depois do Mafra, que também eliminou um primodivisionário, o Moreirense. Apurados estão já também o Leça, do Campeonato de Portugal, e Sporting, Tondela e Portimonense da I Liga.