O Sporting venceu este domingo o Sporting de Braga por 2-0 e carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, no jogo em que Domingos reencontrou a sua antiga equipa e comemorou 200 jogos como treinador principal.

O Sporting foi muito feliz na primeira parte. As melhores ocasiões de jogo foram para o Sporting de Braga e os leões marcaram em duas ofertas da defesa bracarense.

Antes do primeiro golo dos leões, já Lima tinha falhado duas grandes oportunidades só com Rui Patrício pela frente.

Capel é que não se mostrou solidário e aos 14’ abriu o marcador para os leões. Wolfswinkel cruzou da esquerda, Capel matou no peito, livrou-se de Berni e encostou para o fundo das redes.

O Braga não se atemorizou, mas foi novamente traído pela defesa. Aos 21’, Matías Fernández cobrou um livre da esquerda, Berni aliviou para a frente e Insúa foi mesmo “obrigado” a fazer o 2-0.

Apesar da vantagem, o Sporting nunca dominou o jogo e continuou a passar por calafrios que só Rui Patrício foi detendo. O Braga fazia tudo para diminuir a desvantagem, encostou o Sporting à sua retaguarda, mas chegou mesmo ao intervalo sem conseguir marcar.

O Braga saiu da primeira parte a desperdiçar e entrou no segundo tempo do mesmo modo, uma vez mais por Lima, que não acreditou na oferta da defesa leonina e entregou displicentemente a bola a Rui Patrício.

As coisas complicaram-se ainda mais para a equipa de Leonardo Jardim quando Elderson parou Elias a caminho da baliza e viu o vermelho direto. Sem muito fazer por isso, o Sporting parecia ter a eliminatória resolvida.

E assim foi… o Braga perdeu gás no ataque e a defesa do Sporting deixou de viver em tanto sobressalto. Os leões passaram a ter mais bola e os arsenalistas tentavam o golo mas já sem o discernimento de outrora.

Ainda assim, foi Paulo César a dispor de uma das melhores ocasiões até final. Desta vez Rui Patrício não tinha qualquer hipótese, mas o poste travou mais uma vez o intento dos arsenalistas. Carrillo, do lado do Sporting, imitou-o e atirou ao poste num remate fantástico já perto do fim do jogo.

Com esta vitória os leões seguem em frente na Taça de Portugal, um dos objetivos da época, e começam agora a preparar o dérbi do campeonato frente ao Benfica, no próximo sábado, e onde podem ultrapassar o velho rival.